Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Projeto de Psicologia reúne vários cursos no “Dia D de Saúde Integrada”

Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia também participaram da ação

Como fruto de um importante projeto de estágio realizado pela concluinte do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, Lívia Teixeira, aconteceu o “Dia D de Saúde Integrada”. A atividade, que é direcionada para crianças da primeira infância, aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa. Sônia Maria Souza Cavalcante, unidade da Prefeitura de Maceió, onde a estudante faz estágio desde agosto deste ano.
Seguindo o modelo de integração das metodologias ativas do Ministério da Educação, a ação teve parceria com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, que realizaram diversas atividades tanto pela manhã, quanto no período da tarde.
O Projeto intitulado “Promoção da Saúde Integral nas Crianças da Educação Infantil”, tem o objetivo de trabalhar a integralidade do processo educativo enfocando professores, crianças e também os pais. De acordo com Lívia Teixeira, “O CMEI, que recebe diariamente crianças de 0 a 6 anos, abriu as portas para o projeto e, seguindo uma demanda, procuramos envolver a comunidade e os pais em todo o processo. O envolvimento de outras áreas, reforça o sentido da integração para promover educação com qualidade de vida e saúde”, detalhou a estudante.
As estações, nome dado aos espaços trabalhados pelos grupos, promoveram atividades voltadas para cada área com muita integração entre as crianças. A turma de Odontologia trabalhou a escovação dos dentes e informações com cartazes. Já a Fisioterapia entre outras ações, promoveu trabalhou com bolas e muita conversa, repassando conteúdos de forma lúdica.
De acordo com a professora Rosiete Pereira, supervisora do projeto e da ação, “é uma satisfação acompanhar o desempenho de todo o trabalho da concluinte. A ideia de envolve os pais é muito importante para que possam utilizar o espaço de maneira mais efetiva, acompanhando a educação dos filhos de perto. Da mesma forma, trazer outros cursos também é importante e reforça todo o movimento que o CESMAC vem realizando no sentido de promover ações cada vez mais integradas entre as áreas”, destacou.
Para a diretora do CMEI, Arlete Domingos, “dentre os benefícios trazidos pelo projeto o envolvimento dos pais para que valorizem o trabalho da unidade é dos mais importantes. É preciso destacar que aqui trabalhamos a criança como um todo, considerando o sujeito com direitos e deveres. Nós estamos com as portas abertas para o CESMAC, inclusive com a possibilidade de ampliação do campo de estágio para outras áreas além de Psicologia e Pedagogia, que são encaminhados pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE/AL). Estamos realizando um sonho de ter a Instituição aqui colaborando efetivamente com a educação das nossas crianças”, finalizou.