Projeto Sábado Interativo de Formação Pedagógica

Objetivo foi preparar ainda mais para práticas acadêmicas e pedagógicas.

18/04/2018 às 14h32

A Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Graduação (PROAG) por meio do Núcleo Pedagógico, coordenado pela professora Fabiana Aires Suruagy, realizou, durante o último dia 14, o “Projeto Sábado Interativo de Inovação Pedagógica”.
O objetivo foi preparar para o exercício de atividades acadêmicas e práticas pedagógicas, com inovação, acessibilidade metodológica e uso de tecnologias em permanente diálogo com ensino, pesquisa e extensão, que promovam a aprendizagem significativa.
A programação tratou sobre inovação pedagógica no século XXI e os impactos na formação dos alunos/ sala de aula invertida, mapa conceitual, utilização do Power Point de forma interativa, infográficos, utilização do Prezi, avaliação e ainda Gamification – aprendizagem baseada em jogos.
Teve também momentos de integração e relaxamento envolvendo cuidados com a voz, que foram repassados pela Fonoaudióloga Viviane Pires. Já o trabalho de respiração para concentração, Yoga e Meditação, foi levado pela egressa do Cesmac Teresa Ferreira. O evento contou também com momento de Ginástica Laboral, dirigido pelo professor Vitor Fabiano, coordenador do curso de Educação Física.
As atividades foram desenvolvidas no ambiente de sala de aula invertida, provocando a tempestade de ideias e a autonomia do aprendiz centrada na aprendizagem; em forma de oficinas pedagógicas, que por meio da articulação teórica e prática provoca no docente a capacidade de “aprender a conhecer “, “aprender a fazer”, “aprender a conviver “ e “aprender a ser”.
Na perspectiva de apoiar e promover o desenvolvimento docente, o projeto também destacou a promoção da saúde e bem estar nas atividades profissionais. Nesse sentido, foram desenvolvidas habilidades para o cuidado docente de forma contextualizada e interativa.