Secretaria de Saúde promove oficina no Cesmac

Estratégias para o fortalecimento da atenção às crianças são debatidas.

06/09/2017 às 11h48

Aconteceu nos dia 4 e 6 de setembro, no prédio do mestrado, a oficina "Estratégia para o fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção associada às STORCH e ao vírus Zika e suas famílias".
A sigla STORCH é formada por um grupo de doenças infecciosas que acometem o recém-nascido. Tais doenças são assim designadas: S (sífilis congênita), TO (toxoplasmose congênita), R (rubéola congênita), C (citomegalovirose congênita) e H (herpes simples congênito).
A iniciativa foi da Secretaria de Estado da Saúde(SESAU), por meio da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência SUPED), junto ao Ministério da Saúde. O objetivo central foi de fomentar as discussões acerca dos casos de Síndrome Congênita Microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central), bem como traçar estratégias para o atendimento e cuidado a essas crianças.
A representante da PROPG (Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e  Graduação), Alessandra Nascimento Pontes esteve presente nos dois dias dando suporte e afirmou que a equipe teve o intuito de discutir e revisar o Plano de Ação Estadual de Cuidado às Sindromes Congênitas.