Seminário Internacional reúne comunidade acadêmica do CESMAC

Foram mais de 200 trabalhos expostos por acadêmicos de diversos cursos

12/06/2018 às 13h57

Fenomenologia, pesquisa qualitativa nos diferentes campos do saber e universalização do conhecimento, essas foram as temáticas discutidas em Seminário Internacional que aconteceu na última semana no Campus I do Centro Universitário CESMAC.
Com um mote de multidisciplinaridade, o I Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira reuniu docentes e discentes de diversos cursos do CESMAC. Palestras, debates, exposições de trabalhos e muitas trocas de experiências ditaram o ritmo do evento. Além da participação e colaboração dos cursos de graduação e pós-graduação no evento, o CESMAC contou com a parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a presença do pesquisador e Prof. Dr. Tommy Akira Goto e do Centro Italiano de Pesquisa Fenomenológica, por meio de duas pesquisadoras, a Profa. Dra. Aparecida Turolo Garcia e a Profa. Dra. Ângela Ales Bello (Itália), duas das mais renomadas e de reconhecida competência em relação aos temais centrais deste simpósio.
Também durante o evento, cerca de 300 trabalhos foram expostos nos corredores do Campus I pelos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Direito, Engenharia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Para o acadêmico de psicologia Bruno Freire, do 10º período, o evento possibilitou a visão mais prática da fenomenologia, “a forma de abordagem feita pelos palestrantes nos permitiu ter uma visão mais profunda do tema e na prática, tivemos a exposições de trabalhos como oportunidade de troca de experiências com outros cursos, nos dando a certeza de que a fenomenologia está em tudo”, concluiu.
“Estamos muito satisfeitos com a realização deste Seminário, primeiro por ter cumprido com a missão do Núcleo de Apoio Docente e Discente do curso de Psicologia que é promover a formação e aperfeiçoamento dos professores e alunos do curso, incentivar a pesquisa e propor encontros formativos. Segundo, por criar um espaço de interlocução de pesquisas realizadas na própria instituição em diferentes áreas e também com o público externo” comentou a Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Profa. Dra. Edileine Machado. A docente completou dizendo que trabalhar em redes é uma característica de grandes universidades e expandir essa ideia é uma forma de garantir uma segunda edição do seminário ainda melhor.