Seminário Prático de Anatomia Veterinária - SEMPRAVET

Evento contou com palestras e exposição de peças anatômicas de animais

30/11/2018 às 15h08

A programação do X Seminário Prático de Anatomia Veterinária (SEMPRAVET) contou com uma programação intensa de atividades acontecendo na Clínica Escola de Medicina Veterinária, localizada em Marechal Deodoro.
As atividades incluem minicursos envolvendo técnicas básicas de dissecação, anatomia topográfica aplicada da cavidade torácica em cães e gatos, técnicas básicas de sutura e osteotécnicas – técnicas de preparo de ossos para estudo e montagem de esqueleto, com a presença do Prof. André Pukey Oliveira Galvão (Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins – FACOL), além dos professores doutores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Fernando Wiecheteck de Souza e Graziela Kopinits de Oliveira.
Na manhã de hoje, 30, aconteceu uma série de palestras destacando a questão da anatomia animal. O Prof. Dr. Haldson Tabosa, que palestrou sobre “Importância da Anatomia Topográfica na Abordagem Clínica e Cirúrgica de Bovinos”, afirmou: “o evento serve como motivação para os estudos e ainda reforça conteúdos necessários nessa área”.
Já o Biólogo Dorival Lima, falou sobre o tema: “Falcoaria para Reabilitação de Aves de Rapina”. O palestrante, que levou o chamado “Gavião-asa-de-telha”, destacou o quanto essas aves necessitam estar fortes antes de serem soltos. “É importante destacar que atualmente existem muitos falcoeiros capacitados no Brasil e sem custos, com o trabalho das associações distribuídas pelo país”, explicou.
O tema “Biologia e Manejo de Tartarugas Marinhas” foi debatido pelo Médico Veterinário Prof. Me. Eduardo Melo Nascimento. Teve ainda avaliação de trabalhos e visita ao Criatório de Animais Selvagens. Um dos pontos altos da manhã também foi a Exposição de Anatomia, com a apresentação de uma série de peças anatômicas naturais e artificiais, com várias técnicas como: angiotécnica, insuflação de algodão, repleção, entre outras.
De acordo com a professora orientadora Evódia Sousa, “ a nossa ideia é mostrar a importância da anatomia para outras disciplinas como Fisiologia e Clínica. A programação faz com que o aluno se envolva na produção das peças anatômicas e também acompanhe palestras com profissionais de referência destacando a importância da anatomia para a vida acadêmica e também profissional”, detalhou.
Segundo a Prof. Cláudia Oliveira, “a atividade já faz parte do calendário de ações de curso e se configura como importante instrumento de aprendizado na área de anatomia de um modo geral”. A estudante do terceiro período do curso de Medicina Veterinária, Samarah Rocha, disse que, “para os alunos é de suma importância participar de todas as etapas de elaboração das peças e reforçar o conhecimento com as palestras. Todo esse processo promove um diferencial na ficção dos conteúdos”, finalizou.