Temática Indígena é debatida em evento no curso de Direito

Evento tratou sobre direitos constitucionais dos indígenas e desdobramentos.

20/04/2017 às 17h23

O Núcleo de Pesquisa em Antropologia Jurídica (NPAJ), com o apoio do Cesmac, realizou na noite de ontem, 19, o Seminário sobre “Direitos Constitucionais dos Indígenas e a Vedação ao Retrocesso e Socialização da Pesquisa de Campo”.
O evento aconteceu no auditório do Laboratório Farmácia Escola, localizado no Campus III – Padre Teófanes e teve a coordenação do professor doutor Jorge Vieira. A programação contou com série de palestras, que seguiu a temática do tema central.
“Afirmação da Identidade e Luta pela Recuperação do Território” foi o assunto discutido pelas Lideranças Kalankó. Já o tema sobre “Resistência Indígena e a Conquista dos Direitos Constitucionais” foi debatido pelo professor doutor Jorge Vieira e “Os Direitos Constitucionais Indígenas Frente ao Neoliberalismo” ficou com o professor mestre Marcelo Jobim.
A atividade contou ainda com apresentações das pesquisas produzidas pelos acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia do Cesmac.
Confira a lista das Pesquisas e dos Pesquisadores:

Projeto de Extensão de Psicologia: Intervenção Psicossocial nas escolas da comunidade Wassu-Cocal: Relações interpessoais e expressão criativa.
Orientadora: Profa. Maria de Fátima Pereira dos Santos
Pesquisadores: Andressa Vívian Lins da Silva, Danielle Nunes dos Santos, Danrley Tenório da Costa  Paula, Hillary Novais de Melo, Joicielly Lúcia da Silva, Isaura Luiza Soares Barbosa, Mércia Cristine Correia da Silva, Vivilayne Paula Rodrigues Cabra.

A (in) capacidade civil indígena e a autonomia na Constituição Federal de 1988: análise jurisprudencial sobre a conquista territorial do povo indígena Xucuru-Kariri.
Co-orientadora: Manuella Gatto Santa Rita de Souza
Pesquisadores: Janyne Maria Tavares Bento, Jorge Rafael de Azevedo Carvalho Pinto Cotto, Maria Glyssia Julianeli Macêdo Silva e Nathália Rios Moraes de Carvalho.

Relações de Gênero e a divisão sexual do trabalho na aldeia indígena Wassu-Cocal.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Vieira
Pesquisadoras: Melissa Vital Ávila e Margarida Oliveira Batista.

Projeto de pesquisa sobre demarcação de terras na aldeia Wassu-Cocal.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Vieira
Pesquisadores: Carlos Alberto Ferreira Antunes, Lorena Maria Gonzaga Cavalcante e Ana Carolina Protásio França.

Projeto de Extensão: Formação e organização Kalankó sobre direitos Indígenas na constituição federal e a recuperação do território – Produção de documentário.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Vieira
Extensionistas: Dayse Simão da Silva, Ronaldo Cardoso dos Santos Neto, Marly Cavalcante Carvalho, Camila Paulino Santiago e João Santos Farias.