UDA Cesmac marca Dia da Mulher com destaque para a prevenção

Ação já começou na “Sala de Espera” com informações para as pacientes.

07/03/2018 às 12h00

O Cesmac está realizando uma série de atividades voltadas para as mulheres. O objetivo é já celebrar o Dia Internacional da Mulher na Instituição com ações pontuais como a que teve início na manhã de hoje, 07.
A iniciativa foi dos profissionais e estudantes da área de saúde e contou a chamada “Sala de Espera”, onde graduandas do curso de Enfermagem e também professores fazem orientações sobre a prevenção de doenças e o cuidado com a saúde.
O grupo trabalhou o tema: “Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Importância da Realização dos Testes Rápidos”. O momento também contou com a realização de dinâmicas, utilizando placas com informações, possibilitando interação com os pacientes.
Os atendimentos incluem a Atenção Básica com citologias (exame preventivo do Câncer de colo de útero), teste rápido, palestras, aconselhamentos e também entrega de brindes.
De acordo com a coordenadora da Unidade Docente Assistencial (UDA), professora Jacqueline Arantes, que também leciona do curso de Enfermagem, “o cuidado com a saúde da mulher deve ser constante e não apenas no mês de março por conta do Dia Internacional da Mulher”, enfatizou.
O trabalho também é feito com o Programa Saúde da Família do município de Maceió (Unidade Paulo Oliveira Costa). A enfermeira Rejane Ferreira destacou: “estamos atuando juntos para um bem comum. Está sendo muito bom trabalhar com o Cesmac nessa integração, que gera benefícios para ambos os lados. Os pacientes recebem atendimento de qualidade e os estudantes aprendem na prática conteúdos estudados na teoria, sem falar no ambiente salutar que envolve todo o processo”, afirmou.
A enfermeira também destacou a importância da prevenção. “A saúde é um bem maior de todos nós e em se falando da mulher isso fica ainda mais necessário. Nossa intenção é incentivá-las ao cuidado com a saúde, realizando os exames preventivos com a regularidade necessária”.
Para a paciente Goreth Belo, que já é atendida na UDA com frequência, mas sempre participa das ações pontuais, a iniciativa é muito positiva. “Precisamos sempre estar alertas para esse cuidado, mas nem sempre fazemos como deve ser. Então, essas ações acabam sendo muito importantes para reforçar e lembrar a nós mulheres sobre a importância de se prevenir e de se amar”, concluiu.
A ação segue até amanhã, 08, quando se comemora efetivamente o Dia Internacional da Mulher. A UDA Cesmac fica localizada à Rua: Radialista Odete Pacheco, no bairro do Farol (por trás da Rua: Cônego Machado). Outras informações pelo telefone: 3215-5257.