X Encontro Pedagógico Cesmac - Identidade docente do Ensino superior

Encontro faz parte das ações para a melhoria do processo de ensino

21/07/2017 às 11h23

O Centro Universitário cesmac reuniu nesta quinta-feira, 20/07, no auditório João Sampaio, gestores/coordenadores de curso para o X Encontro Pedagógico com o tema : Cesmac -Identidade Docente do Ensino Superior. O corpo docente e gestores estiveram presentes para assistir o colóquio: Parceria entre Coordenedores e Professores, mediado pelos professores Dr.ª Edileine V. Machado e Me. Sérgio Venâncio da Silva. Tomando como base o amplo campo de atuação dos coordenadores, faz-se necessário uma constante avaliação da prática pedagógica, pois, só através da reflexão, é possível traçar caminhos e procurar meios para a melhoria do processo de ensino. Desse modo, as reuniões pedagógicas tornam-se um espaço privilegiado para essa reflexão e um ambiente propício para a discussão de questões relacionadas ao cotidiano.
As reuniões pedagógicas devem ser espaços de estudo e reflexão, com essa frase, o Reitor Dr. João sampaio Filho deu as boas-vindas aos cerca de 50 gestores presentes , disse da responsabilidade dos coordenadores de preparar novos alunos, professores e profissionais e parabenizou a Pró-Reitora Claudia Medeiros pela iniciativa.
Logo após, o Vice-Reitor Dr. Douglas Apratto Tenório,iniciando o semestre letivo mostrou o panorama econômico atual no país e em Alagoas e como ele reflete na IES( Instituição de Ensino Superior). "Estamos iniciando mais um semestre letivo com a certeza de que estamos firmes , crescendo cada vez mais, com muitas frentes de ampliação de nossas atividades. Acabamos de voltar do encontro da SBPC , onde comparecemos com vários alunos e professores, apresentamos dezenas de trabalhos e obtivemos uma posição destacada. Recomeçar e encontrar nossos colegas é sempre muito bom. Ver o Cesmac forte, punjante e cresendo, pois é na crise que se cresce. Vamos crescer, melhorar e com mais qualidade, sempre."
Com o tema "Parceria entre Coordenação e Professores", a palestrante Prof.ª Dra. Edileine V. Machado, de São Paulo, falou que é necessário que o gestor tenha inteligência para manter sua equipe unida para que o fruto do trabalho seja benéfico. Trabalhar a formação da equipe gestora, assim como dos professores é fundamental para alcançar a nossa meta, que é oferecer uma educação de qualidade. Temos que trabalhar na reorganização das relações humanas dentro da instituição, é muito importante nós nos sentirmos equipe. Equipe Cesmac.
Logo após, o Professor Me. Sérgio Venâncio da Silva, disse do objetivo que é otimizar algumas oportunidades de melhorias. Salientou que esse tipo de evento é muito importante para zelar pela formação da IES.
Abrindo a palestra, houve momento lúdico com nosso egresso, o psicólogo Ilton Filho, que de forma descontraída, conseguiu fazer com que todos os presentes se envolvessem nas dinâmicas de grupo. Importante salientar a fala da Dra Failde Mendonça – Promotora de Fundações do Ministério Público, que disse da importância esse tipo de ação.