I Simpósio de Avaliação Psicológica do Cesmac recebe quase 2 mil inscritos

Solenidade de Abertura Oficial aconteceu na noite de ontem (13) e foi marcada pelo debate sobre “Avaliação Neuropsicológica e suas Interfaces”

15/04/2021 às 17h32

Produtividade e muita leveza marcaram a solenidade de Abertura Oficial do I Simpósio de Avaliação Psicológica do Cesmac. O evento organizado pela graduação de Psicologia com os cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia, recebe quase 2 mil inscritos, incluindo participantes e palestrantes de Alagoas e de várias partes do Brasil como: São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Manaus, entre outros.

A mesa virtual foi composta pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; Pró-Reitora Acadêmica Adjunta Profa. Dra. Claudia Medeiros; Coordenadora Lato Sensu Profa. Mestranda Juliana Pereira – que representou o Coordenador Geral de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Giulliano Anderlini, além da Coordenadora do curso de graduação em Psicologia e do Dinter Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Cesmac – Profa. Dra. Evanisa Brum.
A abertura também contou com a presença dos idealizadores do evento Prof. Doutorando Bruno Barros e da Profa. Doutoranda Janne Eyre, que mediou a mesa de abertura intitulada: Avaliação Neuropsicológica e suas Interfaces”.

Na programação o Prof. Dr. Daniel Fuentes Moreira - Instituto Fuentes de Neuropsicologia - São Paulo – Brasil, debateu sobre a temática: “Impulsividade: das bases neurobiológicas às alterações do comportamento”. Já o Prof. Dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro e Prof.ª Dra. Camila Cruz Rodrigues, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, discutiu sobre "Formação em neuropsicologia na graduação: da formação básica aos estágios". Concluindo a noite de abertura a Profª Dra. Alessandra Seabra, também da Mackenzie falou sobre "Avaliação neuropsicológica aplicada à aquisição da linguagem escrita".

Na tarde de ontem (14), o evento teve início com a mesa sobre “Avaliação Psicológica no Contexto Jurídico”, com a participação da Doutoranda Gisele Magarotto Machado - Universidade José do Rosário Vellano/ UNIFENAS - São Paulo, tratando sobre “Avaliação da psicopatia em contextos forenses: desafios e possibilidades” e a Doutoranda Juliana de Almeida Araújo - Centro Universitário UNIFAAT - São Paulo, abordando a temática “Método de Rorschach na Avaliação de Agressores e Vítimas de Violência”.

Teve ainda a Profª Doutoranda Fabiana Saffi - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, USP, Instituto de Psiquiatria - São Paulo, com importante fala sobre “Avaliação psicológica em casos de vara de Família” e também a Esp. Denise Maria Alcides Paranhos - Superintendente de Medidas Socioeducativas da Secretaria Estadual de Prevenção a Violência/ SEPREV – Maceió, com relevante contribuição sobre “A atuação do Psicólogo Jurídico com adolescentes em conflito com a Lei”.

A programação do evento também aconteceu na tarde de hoje (15) e segue até a noite com mesa sobre o tema: “Avaliação Psicológica de Gestão com Pessoas”. Confira programação no link: https://doity.com.br/i-simpsio-de-avaliao-psicolgica-do-cesmac