Seminário de Iniciação Científica – Programa Semente de Iniciação Científica

O prazo para os Trabalhos com vigência 2016/2017, termina em julho

07/06/2017 às 10h55

No período de 15 a 17 de maio, ocorreu o Seminário de Iniciação Cientifica do Centro Universitário Cesmac  com  a apresentação dos Relatórios Parciais de diversos cursos -  vigência 2016/2017 dos cerca de 140 projetos de pesquisa que estão em andamento, tendo sua conclusão em julho de 2017.
Os objetivos do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) são:
  • Estimular o desenvolvimento da Iniciação Científica na Instituição e formar jovens pesquisadores
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa científica para alunos de graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, principalmente de jovens pesquisadores.
  • Colaborar para reduzir o tempo médio de curso de pós-graduação de egressos dessa instituição quando matriculados em programas de mestrado ou doutorado reconhecidos pela Capes.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas.
  • Proporcionar ao(s) aluno(s) do projeto, orientado(s) por pesquisador qualificado da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.