Intercâmbio no CESMAC: experiências e aprendizados internacionais

Na Instituição, o Núcleo de Internacionalização –NUI, tem proporcionado essa prática, a exemplo da estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Malena dos Santos, que passou seis meses em Portugal

09/03/2020 às 11h40

A internacionalização é um processo crescente no Centro Universitário CESMAC. A cada semestre, cresce o número de acadêmicos de diversos cursos na participação dos editais de intercâmbio, com prática efetiva de seis meses nas universidades estrangeiras em países como: Portugal e Espanha.
A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Malena dos Santos Rocha, é um dos inúmeros exemplos disso. A discente foi uma das selecionadas no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, por meio da internacionalização do CESMAC, realizada pelo Núcleo de Internacionalização – NUI.

A acadêmica afirma que, “com a bolsa, fiz meu intercâmbio em Portugal, estudando na Universidade da Beira Interior, localizada na cidade de Covilhã. Lá eu tive a oportunidade de interagir com alunos e professores de Portugal e também de outros países. Estudei matérias interessantes, viajei a estudo e também passeio, fiz contatos e ainda fiz amigos. Aprendi a viver fora da zona de conforto e ser cada vez mais uma realizadora dos meus próprios sonhos. Voltei com sede de conhecimento, mais amadurecida e pronta para contribuir com o meu país no que me for possível”, declarou a estudante.

A experiência na Universidade de Portugal aconteceu no período de setembro de 2018 a fevereiro de 2019. Durante o processo, Malena também participou do chamado “Eurotrip”, uma espécie de mochilão, que a proporcionou conhecer outros países da Europa como: França, Espanha, Holanda, Bélgica e Itália.
A graduanda faz questão de dizer o quanto é grata a Instituição e ao curso pela oportunidade. “Conheci lugares incríveis e realizei sonhos. Essa foto em que estou segurando a camisa do CESMAC significa muito para mim. Porque simboliza o quanto os estudos estão me levando para longe”, declarou.

Valorização
Em todas as edições dos intercâmbios a reitoria da Instituição, juntamente com o NUI, recebe os grupos de alunos selecionados no edital vigente, e também os familiares, para registrar todo o processo. Também participam do momento graduandos que chegaram do intercâmbio, promovendo uma efetiva troca de experiências.
Atualmente, oito estudantes selecionados, ainda estão nas universidades do Porto, em Portugal e Salamanca, na Espanha, ambas conveniadas com o CESMAC, são eles: Adriana Martins Cerqueira – Pedagogia; Andressa Maria Melo de Araújo – Direito; Bárbara Shauanda Nunes Barbosa – Biomedicina; Flaviana Nogueira de Lima - Arquitetura e Urbanismo; Isabela Braga Peixoto – Nutrição; Isabele Monise Ramalho Brandão – Fisioterapia; Maria Agda Correia Lemos – Farmácia e Matheus Monteiro Palmeira - Engenharia Elétrica.

O Núcleo de Internacionalização – NUI, coordenado pela professora Morgana Medeiros, também oferta cursos de idiomas para toda a comunidade acadêmica ou não, nas línguas inglesa e francesa. O objetivo é oferecer um contexto pedagógico de excelência que oriente e desenvolva o ensino e a aprendizagem de línguas.
O NUI está com matrículas promocionais para turmas de Inglês até o próximo dia 10. Os cursos trabalham quatro habilidades de comunicação de forma não segmentada, como: ouvir, falar, ler e escrever. Outras informações sobre o programa e sobre cursos de idiomas na Instituição no link: https://www.cesmac.edu.br/nucleo-de-idiomas  ou pelo telefone: 3215- 5024.