Internato do curso de Medicina do CESMAC inicia trabalhos com a terceira turma

Atividades práticas dessa etapa possibilitam ao estudante vivenciar o dia a dia da profissão

12/06/2019 às 18h04

Na tarde de hoje, 12, foi iniciado o internato da 3º turma do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC. O encontro aconteceu no Auditório do Campus IV e se configura em uma espécie de acolhimento àqueles que iniciam o internato pela Instituição a partir do segundo semestre deste ano.

Nessa turma, mais de 50 alunos fazem parte do processo e irão desenvolver o internato em locais, que também podem ser chamados de cenários, como por exemplo: Unidades CEIs (Centro de Educação Infantil), Unidade Docente Assistencial, Santa Casa de Misericórdia de Maceió do Centro e também, Hospital Rodrigo Ramalho, Hospital Nossa Sra. da Guia, Hospital Geral do Estado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Municípios de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, além da Casa de Saúde Ulisses Pernambucano.
Segundo o professor Marcos Leal, coordenador adjunto do curso, “o conselho que podemos dar é que a atuação do médico precisa ser pautada sempre na ética e na responsabilidade. Vocês, a partir de hoje, serão o espelho da Instituição,” destacou.
A também coordenadora adjunta, professora Ivonilda Maia, ressalta a importância de se ter um perfil empático, prudente, cordial e de respeito com o ambiente que se vai frequentar a partir de agora, “estaremos sempre apoiando vocês para que todos possam se adaptar rapidamente aos cenários e ambientes que mostram o dia a dia da nossa profissão. Sejam cautelosos e prezem sempre pela ética e respeito”, afirmou a docente.
“Trote” do Internato

Na tarde de ontem, 11, a terceira turma do internato participou de um momento de lazer e entretenimento para marcar a transição da fase de aluno para de interno. O trote, socialmente, é uma tradição universitária que marca o início como calouro, no caso dos alunos da terceira turma do curso, eles irão iniciar o internato a partir do segundo semestre letivo de 2019.