Juiz integrante do Conselho Fundador da Fejal/Cesmac, Dr. Orlando Rocha Filho, é nomeado Desembargador do TJ/AL

O magistrado, que também é coordenador do curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, era titular da 6ª Vara Cível da Capital, da qual estava afastado para exercer a função de juiz auxiliar da presidência do TJ

20/12/2021 às 14h12

O integrante do Conselho Fundador da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Cesmac, juiz Orlando Rocha Filho, foi nomeado desembargador, cargo mais alto da magistratura do Estado de Alagoas, com muitos méritos pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), presidido por Klever Loureiro.

Dr. Orlando Rocha foi um dos magistrados contemplados com a lei que ampliou o número de desembargadores no estado. De acordo com o TJ-AL, a decisão de promover o juiz foi tomada por unanimidade, com critério incluindo antiguidade, por estar há muito tempo no cargo, e pela precedência hierárquica.
O jurista era titular da 6ª Vara Cível da Capital, da qual estava afastado para exercer a função de juiz auxiliar da presidência do TJ. O momento foi prestigiado com colegas juristas e também pelo reitor do Cesmac - Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, e pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento do Cesmac – João Sampaio Neto.
“Chego a essa corte para somar. Sou um agregador nato e naturalmente irei me esforçar para proferir, com certeza, os melhores julgamentos daqueles processos, feitos e demandas que forem submetidas a minha apreciação”, declara o desembargador.

Trajetória

O currículo do nomeado é repleto de grandes conquistas e cargos de relevante expressão. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1973; Pós-graduado em Direito Público pelo Cesmac (2006); Tem experiência na área de Direito Público e Privado; Diretor da Fundação Educacional Jayme de Altavila-FEJAL- período 1974/1986; nomeado Juiz de Direito em 18/12/1986, exercendo suas funções na 6ª Vara Cível da Comarca de Maceió/AL; Fundador, Membro vitalício e Conselheiro da Assembleia Geral da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal); Professor titular da cadeira de Direito Processual Civil II da Faculdade Cesmac do Agreste e também Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste.

Nomeado Secretário Executivo do Conselho Estadual de Educação do Estado de Alagoas, período 1969/1989; Membro do Conselho Estadual de Educação- 1979/1986; Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Alagoas-1994/1995 e 2005/2006; Juiz Presidente da Turma Recursal da 2ª Região, sediada em Arapiraca/AL- 2009/2010; Juiz Eleitoral da Zonas Eleitorais sediadas nos Municípios de Junqueiro, Atalaia e Arapiraca(titular) e Maravilha (atual); Membro da Comissão gestora do Fundo Estadual de Registro Civil-FERC-ALAGOAS; Secretário do Fórum Nacional de Fundos Estaduais de Registro Civil- FONAFERC; e Sócio Efetivo da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados do Estado de Alagoas, cadeira nº 23, em 17/02/2006.
Também nomeado membro do Conselho de Segurança Pública do Estado de Alagoas em 05/08/2009; Juiz Superintendente do Fórum da Justiça Estadual da Comarca de Arapiraca- 1998/2010; Juiz Superintendente do Fórum da Justiça Estadual da Comarca da Capital- 2013- 2018, em exercício; Terminou o mandato de Desembargador Eleitoral, ficando como auxiliar da Presidência do TJ/AL.