LASCEJUC celebra um ano de implantação no curso de Direito do Cesmac

07/04/2021 às 12h19

A Liga Acadêmica de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Extrajudiciais e Autocompositivos (LASCEJUC), que funciona em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Cesmac, faz parte do curso de Direito do Cesmac.

Entre os objetivos está incluído fazer com que os acadêmicos da Liga desenvolvam atividades de extensão ligadas ao curso de Direito do Cesmac, com atuação dentro e fora das dependências da faculdade, contribuindo para uma aproximação dos discentes com a comunidade e prestando ações na prática do Direito.
A Liga, que é Coordenada pela Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro, com a Vice-Coordenação da Profa. Sônia Maria Albuquerque Soares, atua neste cenário há um ano, com atuação acadêmica orientada pelos dirigentes, integrantes e colaboradores do trabalho, com o propósito maior da ação na prática do Direito.

“Em um ano de intensa atuação, a LASCEJUC, tem colhido bons resultados, haja vista as inúmeras atividades desenvolvidas, incluindo desde de projetos, lives, minicursos e grupos de estudos, até arrecadações importantes, reforçando o ser solidário na formação acadêmica”, enfatiza Profa. Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro.
Entre as iniciativas e ações realizadas e promovidas pelas Ligas estão: seis Projetos de Extensão Universitária e um de Iniciação Científica, além de 30 (trinta) lives, que abordaram diferentes temas relacionados ao Direito, com profissionais da área, tais como, promotores, juízes, delegados, advogados e professores universitários.

Teve ainda o estabelecimento de parcerias com a Universidade Portucalense, através da pesquisadora Lurdes Mesquita; com a Caixa de Assistência da OAB/AL; com a Nova Livraria e com o Ministério Público, parceria que resultou na participação da Cartilha “Sou do bem, digo não à corrupção. Entre os destaques também estão: dois minicursos para a comunidade acadêmica: Juizados Especiais e Direito de Família: Alimentos e Curatela; Apresentação de pesquisa em Congresso Internacional de Portugal e no Congresso Internacional do Cesmac; Grupo de Estudos em Mediação de Conflitos e inúmeras arrecadação de enxovais, que foram distribuídos com as gestantes da Comunidade Nosso Lar, do Vergel do Lago; brinquedos, roupas, livros e lanches, que foram doados no dia das crianças no Vergel, com ação social (tarde de lanche); potes para coleta de leite materno, que foram doados à Maternidade Santa Mônica e entrega de Cestas Básicas para a Caixa de Assistência da OAB/AL distribuir na comunidade.

Para comemorar o primeiro ano de atuação, aconteceu recentemente seleção para entrada de novos membros, oportunizando aos acadêmicos interessados em mediação de conflitos, o ingresso na Liga. Teve também a realização de dois Cursos de Extensão: Meios Consensuais de Solução de Conflitos Extrajudiciais; Direito Inclusivo: pessoas com deficiência e inclusão jurídico-social; Elaboração e divulgação de Cards informativos no Instagram da Liga; Entrevista com a TV Gazeta sobre atividades da Liga; e Reuniões semanais com o diretivo, e quinzenais com os demais membros, para planejamento das ações. Siga @lascejuc no Instagram e acompanhe sempre as novidades.

A LASCEJUC tem na Direção os seguintes integrantes e cargos:

Presidente: Alajose Medeiros de Melo Caballero
Vice-Presidente: Cynthia Rocha Rijo Martins