11/02/2026 às 17h44
Integrando as atividades de extensão da Liga, a campanha mobilizou a comunidade acadêmica e também o público externo em torno de um gesto simples, mas capaz de salvar vidas. Estudantes, colaboradores e voluntários compareceram para participar da ação solidária, reforçando o compromisso social da instituição com a promoção da saúde.
“Doar sangue é um gesto de amor que salva vidas. Foi uma alegria realizar este projeto de extensão e ajudar a comunidade. O apoio do HEMOAL nesse projeto foi essencial para que conseguíssemos alcançar esse resultado”, destacou Nayra Ramos, presidente da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia.
Durante a ação, dezenas de voluntários passaram pelo processo de triagem e atendimento. Embora parte dos candidatos tenha sido considerada inapta para a doação, o resultado final foi considerado bastante positivo pela organização, especialmente pela mobilização e pelo engajamento dos participantes.
Para o coordenador de Extensão do Cesmac, Rodrigo Guimarães, iniciativas como essa reforçam o papel transformador da universidade. “As ações das Ligas Acadêmicas são fundamentais para atender às demandas da comunidade, principalmente no que está relacionado à promoção da saúde e ao apoio a iniciativas que colaboram com a vida de tantas pessoas que dependem de doações de sangue”, ressaltou.
Com 40 bolsas de sangue coletadas, a campanha reafirmou a força da solidariedade e o compromisso do Cesmac com projetos que unem ensino, responsabilidade social e cuidado com a vida.