Livros apresentam grandes contribuições com estudos sobre Pressão Arterial
Publicações contam com a participação do Dr. Marco Mota, pesquisador principal do Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/HCAL
26/08/2020 às 18h46
A participação do Dr. Marco Mota, pesquisador principal do Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/Hospital do Coração de Alagoas – HCAL, acontece em duas publicações importantes para a área, um inclusive já sendo considerada clássico na literatura médica.
O primeiro é intitulado “Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)/ Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA – MAPA 5d) – 6ª edição”, da editora Atheneu, tem a autoria dos cardiologistas Décio Mion Júnior, Fernando Nobre e Wille Oigman. A obras trata sobre o método MRPA, desenvolvido em Alagoas em 1998, ganhando expressão, hoje estando em quatro diretrizes, e desde de 2019 tornou-se mapa de cinco dias - MAPA 5d, apresentada pelo pesquisador Marco Mota em evento de referência no ano passado e já constando na tabela da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos - CBHPM.
Segundo o Dr. Marco Mota, que participa da coautoria, “esse é um livro clássico, pois poucas obras conseguem chegar na sexta edição e essa chegou. Único livro desse método (MAPA 5d), para se ter uma ideia da importância, não se pode fazer o diagnóstico de Hipertensão sem medir a pressão fora do consultório. A medida da pressão fora desse ambiente é feita com esses dois métodos tratados no livro. A editora também vai traduzir para o inglês e espanhol, atendendo a uma lacuna mundial de publicações com tamanha completude nessa área. Estamos diante de um fenômeno editorial”, detalha. O livro foi lançado no início de julho deste ano, em um evento virtual, com a presença de convidados, dos autores e coautores.
Além do artigo do Dr. Marco Mota, o livro também conta com artigo da Profa. Dra. Annelise Paiva, coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/HCAL, marcando um papel de destaque nesse processo.
O segundo livro “Rigidez arterial e hemodinâmica central – Do endotélio à camada média” é o primeiro que comtempla essa metodologia, como explica o Dr. Marco Mota: “a pressão arterial que comumente era diagnosticada e tratada pelos valores medidos no braço, a chamada pressão periférica, mesmo a MAPA e MRPA a pressão é periférica, ganhou um corpo novo que é essa medida da pressão arterial também na raiz da aorta, com equipamentos não invasivos, fornecendo dados importantes”, reforça.
A publicação mostra que o método atua na própria pressão sistólica central na raiz da aorta, depois um marcador de risco de suma importância na atualidade chamado de Velocidade de Onda de Pulso – VOP e ainda Augmentation Index. Na obra, o Dr. Marco Antonio Mota Gomes é o editor, juntamente com Weimar Kuns Sebba Barroso e Eduardo Costa Duarte Barbosa. O método apresentado no livro também foi levado para a prática clínica por meio dos trabalhos realizados no Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/HCAL. Assim como no primeiro, este também conta artigos do Dr. Marco Mota e da Profa. Dra. Annelise Paiva.