Medicina Veterinária realiza primeira cirurgia acompanhada pelo observatório de Práticas Cirúrgicas

Iniciativa aconteceu por meio de parceria entre o Centro de Tecnologia de Informação da IES e professor da graduação, Marcos Filho

24/03/2021 às 12h13

O docente do curso de Medicina Veterinária do Cesmac, Marcos Filho, em conjunto com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), possibilitou a visualização da primeira cirurgia em animal selvagem que pode ser acompanhada através do observatório de práticas cirúrgicas.
A novidade é que a partir de agora os discentes podem acompanhar tudo o que acontece dentro do bloco cirúrgico em tempo real através do Observatório de Práticas Cirúrgicas, tornando o curso de Medicina Veterinária pioneiro em Alagoas nesse processo.  A cirurgia foi exibida em uma TV disponível no observatório.

A cirurgia foi realizada pela Profa. Letícia Gutierrez, com anestesia da Profa. Carol Lira e acompanhada pelo Coordenador do Criatório Prof. Marcos Vieira. Na oportunidade participaram acadêmicos da Liga Acadêmica de Bem-estar Animal, Liga Acadêmica de Animais selvagens- GEAS e da Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia de Animais Selvagens (LAACAS).

O Criatório Conservacionista do Cesmac contém algumas espécies autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Desta forma foi atendido pela Liga Acadêmica GEAS a Tatu Peba (Euphractus sexcinctus). O procedimento foi necessário pelo fato dos acadêmicos da Liga de Bem-estar Animal (LABEA) notarem que o animal se apresentava mais prostrada e apática, sendo encaminhada para exames complementares onde foi diagnosticada com um aumento de volume uterino compatível com quadro de piometrite (piometra - é o nome mais comum dado às afecções uterinas causadas pelo crescimento excessivo do endométrio - camada interna do útero - acompanhadas de infecção bacteriana).

O quadro fez com que o animal fosse encaminhada para o setor de cirurgia. A Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia de Animais Silvestres (LACAAS) realizou procedimento cirúrgico - ovariohisterectomia terapêutica e tratamento adequado para o processo. Agora o animal encontra-se em recuperação e cheia de energia. As docentes Letícia Gutierrez (Cirurgiã) e Carol Lira (Anestesista), coordenam a Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia de Animais Selvagens (LAACAS).