NAFRI/DH Cesmac promove Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gênero e Diversidade Étnico-Racial e Povos Tradicionais

Aulas acontecem entre os meses de junho e novembro pela Plataforma Google Meet

31/05/2021 às 15h15

O Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos (NAFRI/DH), do Cesmac, promove o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Gênero e Diversidade Étnico-Racial e Povos Tradicionais. Aulas acontecem de 16 de junho até 20 de outubro pela Plataforma Google Meet.
A programação do curso conta com dois encontros mensais. No dia 16 de junho, a partir das 19h, acontece na Aula Magna, como a temática de “Gênero e Etnicidade”, discutida pela Profa. Dra. Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já no dia 30.06, a partir das 19h, acontece a aula sobre o tema “Direitos Humanos”.
Em julho as atividades serão na quarta (14), com aula destacando o tema “Gênero, Feminismo e Feminismo Negro”; e na quarta (28), é a vez de debater sobre “Construção Sócio Histórica da Sexualidade e das Identidades Sexuais”.
A sequência das atividades acontece também no mês de agosto, com encontros focados na temática sobre “Racismos, Lesbofobias, Homofobias e Transfobias”, no dia 11. A “Análise Antropológica dos Fenômeno Religioso Conhecido como Benzedeira”, acontece no dia 25.08.
Setembro será a vez de debater nas aulas, marcadas para 08.09, sobre “Povos Tradicionais: marisqueira, pescador, ribeirinho, quilombola, indígena”; e ainda tecer “Uma Análise da Economia Alagoana com foco nas Comunidades Tradicionais, em 22.09.
Tem ainda “Análise da Dicotomia Saúde Doença frente a Diversidade Étnico-Racial e Comunidades Tradicionais, agendada para 06 de outubro. Além da orientação do trabalho final, em 20.10. A conclusão do curso deve acontece em novembro, com entrega final do Trabalho de Conclusão de Curso, no formato de artigo. As produções resultantes devem gerar publicação de um livro ou na Revista do NAFRI/DH Cesmac.