No Dia do Consumidor Cesmac participa do lançamento do Procon Racial
Instituição é parceira da iniciativa e já conta com uma unidade do órgão no Campus III, onde funcionam os cursos de Direito e Psicologia
15/03/2023 às 11h17
Na manhã de hoje (15), a Prefeitura de Maceió lançou o Procon Racial, que tem o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e fiscalização de práticas discriminatórias por motivo racial nas relações de consumo. A unidade do órgão, que vai funcionar na Carajás Mangabeiras, marca o Dia do Consumidor, celebrado justamente nessa data. O Cesmac também esteve presente nesse importante processo e já vem apoiando o órgão, inclusive contando com uma unidade no Campus III, onde funcionam os cursos de Direito e Psicologia
A iniciativa dessa criação veio da Secretaria de Assistência Social de Maceió e do Procon Maceió, e contou com a presença de Andrielly Hamonna Firmino de França - Coordenação da Promoção da Igualdade Racial. O Procon Racial vai atuar como forma de organização e articulação voltada à implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais existentes, garantindo à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos e combate à discriminação.
A solenidade contou com a presença da Profa. Dra. Alessandra Pontes, docente dos cursos de Medicina e Enfermagem do Cesmac, integrando similarmente a Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta (PROAD), a Coordenação Estratégica de Cenário de Prática e ainda o Centro de Inovação e Tecnologia da Instituição. A docente, que também é empreendedora, em 2020 fundou a startup “Mulheres Conectadas” com a sócia Géssyca Santos. A entidade é responsável por ligar os segmentos femininos da academia e do mercado de negócios, criando oportunidades em mentorias, cursos, networking e aceleração para os grupos envolvidos nas atividades de pesquisa e empreendedorismo. Atualmente a estudiosa ainda divide o tempo sendo líder da Comunidade Sururu Valley, avaliando projetos de Inovação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), além de fornecer palestras, mentorias e atuar nos processos de modelagem de solução da plataforma ESA.
“Quero agradecer a toda diretoria do Cesmac que sempre apoio o Procon Maceió. Temos uma unidade funcionando em parceria com a Instituição e isso é importante demais para fortalecer os direitos do consumidor. Esse não é o primeiro evento que fazemos com o apoio do Cesmac, já fizemos Feirão da Troca de Brinquedos, Feiras de Negociação, e agora o Procon Racial também conta essa importante parceria, uma ação que vai trabalhar a educação sobre o racismo estrutural, o combate à discriminação racial, totalmente educativa. A iniciativa consiste ainda em realizar palestras para o comércio em geral e instituições, com pessoas que têm propriedade para desenvolver o tema. Houve uma pesquisa sobre o tema e tivemos exemplos de casos de discriminação das relações de consumo e por isso a presença do Procon na discussão desse tema e hoje dia do consumidor agradecemos ao Cesmac e temos a certeza que essa parceria só vai crescer cada vez mais”, declara o Diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida.