Pandemia faz Receita adiar em dois meses a entrega do imposto de renda 2020

Por conta da pandemia do novo coronavírus o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) passou para 30 de junho

03/04/2020 às 15h03

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, que era 30 de abril, foi alterado para 30 de junho. O motivo do adiamento é a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Até a última segunda-feira, tinham sido entregues 8 milhões de declarações.
A informação e os detalhes da mudança foram repassados pelos integrantes da equipe econômica do governo federal em entrevista no Palácio do Planalto.  O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou a prorrogação do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por 60 dias.
Por conta do adiamento, o crédito das restituições também tende a ter o prazo alterado, mas ainda não há uma data definida. O primeiro lote estava marcado para 29 de maio, mas isso pode mudar, já que as pessoas ainda devem estar no período de entrega.
A expectativa, segundo o governo federal, é de que 32 milhões de contribuintes façam a declaração em 2020. Na semana passada, a Receita Federal também havia adiado a entrega do Imposto de Renda de MEIs (microempreendedores individuais) e empresas no regime de Simples Nacional, para o mesmo prazo.