Primeira empresa Junior de Medicina Veterinária do estado de Alagoas é do Cesmac

A RuralVET tem o objetivo de prestar serviços técnicos de alta qualidade, com soluções inovadores e de baixo custo para o campo, contribuindo para o desenvolvimento regional

29/09/2021 às 21h34

A RuralVet é a primeira Empresa Junior de Medicina Veterinária do estado de Alagoas, fundada por alunos do curso de graduação do Cesmac, que aspiravam uma oportunidade de vivenciar o empreendedorismo ainda durante a formação. O objetivo da iniciativa é prestar serviços técnicos de alta qualidade com soluções inovadores e de baixo custo para o campo, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Dentre os serviços prestados, a empresa Junior oferece: manejo nutricional, sanitário, clínica, cirurgia, reprodução e tecnologia e higiene dos alimentos. Para divulgar o trabalho, serviços, disseminar conhecimento e arrecadar fundos para as despesas iniciais de abertura da empresa, os alunos e docentes orientadores promoveram o I RuralVet.

O evento teve a duração de dois dias e contou com minicursos presenciais envolvendo as várias áreas da Medicina Veterinária. “Foi através de muito esforço, dedicação, compromisso e planejamento que os discentes do curso de Medicina Veterinária do Cesmac iniciaram a empresa. A participação ativa dos discentes possibilitará consolidar o ensino por meio das atividades em campo, desenvolver habilidades na área de gestão e empreendedorismo, além de proporcionar uma experiência direta com os produtores rurais do estado, sobretudo na condução dos trabalhos. A ideia surge para contribuir com o crescimento do produtor rural, proporcionando assim um impacto positivo e fortalecimento da economia de Alagoas”, destaca o Prof. Dr. Coordenador do Projeto Vitor Melo.
Prof. Dr. Coordenador do Projeto Vitor Melo
O evento I RuralVet foi realizado com o propósito de divulgar a Empresa Júnior e ofertar minicursos ministrados por profissionais renomados em diversas áreas. Dessa forma, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e expandir conhecimentos que são fundamentais na formação profissional. “Temos muito orgulho de possuirmos no Cesmac discentes empenhados em fazer a Empresa Junior crescer. Não tenho dúvidas que a RuralVet deixará um legado importante para Medicina Veterinária e no desenvolvimento rural do estado”, afirma a Profa. Dra. Coordenadora do Projeto Fernanda Barbosa.
Profa. Dra.  Coordenadora do Projeto Fernanda Barbosa
“A criação da Empresa Júnior de veterinária, RuralVet, configura-se como um passo de amadurecimento pela formalização e oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras, enfrentando situações reais do mercado para o qual estão se preparando tecnicamente. O curso de Medicina Veterinária, por meio de seus alunos, com total apoio técnico do corpo docente do Cesmac, já tinha essa vocação empreendedora, prestando diversos serviços ao mercado agropecuário de Alagoas, buscando levar ciência e inovação para o desenvolvimento da nossa região. Com isso, passam a fazer parte de um Movimento Nacional de empreendedores que apoiados por suas instituições de ensino superior, se preparam para atuação de forma diferenciada no mercado de trabalho”, reforça Kathia Rebelo, Coordenadora de Programas de Apoio a Inovação e Empreendedorismo do Cesmac.
Larissa Bezerra, acadêmica do 7º período de Medicina Veterinária, que é a presidente da Empresa Júnior RuralVet, afirma: “Acho uma experiência de grande importância na minha graduação, uma oportunidade que traz muito conhecimento, prática e vivência em nossa área. Sei que está sendo e vai ser muito enriquecedor para minha futura carreira profissional. A empresa tem uma grande importância em instruir os alunos para o mercado de trabalho. Sou muito grata em fazer parte dessa inovação aqui no Cesmac e só temos a agradecer todos aos professores que estão envolvidos e responsáveis nessa empresa conosco”, relata a graduanda.
Acadêmica Larissa Bezerra - Presidente da Empresa Júnior RuralVet
Para a aluna do 5º período, Alice Costa, “a Empresa Júnior RuralVet tem proporcionado uma nova experiência acadêmica, profissional e pessoal. Com as visitas técnicas é possível acompanhar o cenário do agronegócio alagoano, incluindo funcionamento dos processos, gestão e empreendedorismo. Além disso, juntamente aos discentes e docentes da EJ, posso colocar a teoria na prática, pois cuidamos da saúde dos animais de produção, prestamos assistência técnica aos produtores e desenvolvemos um ótimo trabalho em equipe. Essa experiência não tem preço e vale muito a pena, indico de olhos fechados para todos os graduandos que querem ter experiência profissional já durante a graduação”, afirma a acadêmica, que também é Diretora de Recursos Humanos da EJ.
Alice Costa - Diretora de Recursos Humanos da Empresa Júnior RuralVet
Alice ressaltou ainda, que o primeiro encontro presencial foi um sucesso e as inscrições encerraram rapidamente. “Ficamos extremamente felizes com toda a aceitação e colaboração do público acadêmico para fazer tudo acontecer como planejado, nas palestras e nos minicursos. Vale ressaltar que o apoio do Cesmac e da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas – FEJEA, foram imprescindíveis no início dessa nova experiência”.

A equipe é composta pelos seguintes alunos: Maria Júlia de Santana, Andressa Cristiny dos Santos Teixeira, Leopoldina Borges, Larissa Bezerra, Thyago Calheiros, Marisa Borges, José Tenório de França Neto, João Fernando, Bernardus Kelner, João Muniz e Alice Costa. A coordenação dos trabalhos é feita pelos professores Fernanda Barbosa, Mariah Tenório e Vitor Melo.