Projeto sobre Humanização e Fisioterapia na atenção hospitalar: desafios e estratégias promove ação para profissionais da área

Objetivo foi sensibilizar sobre a importância do cuidado humanizado em saúde no ambiente hospitalar, valorizando a dimensão humana e subjetiva presente em todo ato de assistência à saúde

17/06/2022 às 10h21

Recebidos por egressos, acadêmicos do curso de Fisioterapia do Cesmac, desenvolveram projeto sobre Humanização e Fisioterapia na atenção hospitalar: desafios e estratégias, com profissionais que atuam na área hospitalar. O objetivo foi sensibilizar acadêmicos e profissionais fisioterapeutas sobre a importância do cuidado humanizado em saúde nesse ambiente, valorizando a dimensão humana e subjetiva presente em todo ato de assistência à saúde.

Para iniciar as atividades, foi realizada a apresentação da proposta como projeto integrador das disciplinas ministradas no 7º e 8º períodos da graduação. No encontro os discentes foram divididos em seis grupos, contemplando as áreas de atuação do fisioterapeuta hospitalar: Terapia Intensiva Neonatal, Terapia Intensiva Pediátrica, Terapia Intensiva Adulto, Enfermaria, Oncologia e Maternidade. A partir daí, o planejamento do projeto e todas as atividades de idealização foram realizadas nas instalações do Cesmac e pela plataforma Microsoft Teams com os discentes e docentes participantes.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas: na primeira etapa, os discentes realizaram uma visita técnica aos diversos cenários de atuação do fisioterapeuta hospitalar, para conhecer a infraestrutura, observar os atendimentos fisioterapêuticos, situações que envolvam o cuidado humanizado em saúde e realizar uma entrevista sobre humanização em saúde com os fisioterapeutas do serviço.
Na segunda etapa, a partir dos dados coletados, os discentes elaboraram uma campanha de sensibilização sobre o cuidado humanizado em saúde, com o slogan “o Amor ao ser humano Humaniza o Ser!”, produzindo uma cartilha com princípios e diretrizes da humanização e levando os profissionais a refletirem sobre os desafios e estratégias utilizadas na implementação do cuidado humanizado no ambiente hospitalar.

“No campo das relações humanas que caracterizam qualquer atendimento fisioterapêutico no âmbito hospitalar, é essencial agregar a eficiência técnica e científica a uma ética que considere e respeite a singularidade das necessidades do paciente e do profissional, que acolha o desconhecido e imprevisível, que aceite os limites de cada situação. Por isso, o cuidado humanizado em saúde apresenta um importante ponto de convergência com outras iniciativas e programas voltados para o aperfeiçoamento da qualidade do atendimento no âmbito hospitalar”, concluiu a Profa. Renata Soutinho, coordenadora do curso de Fisioterapia.