Projetos do Programa Semente de Iniciação Científica apresentam relatório parcial

Projetos de todos cursos de graduação foram apresentados

18/04/2019 às 14h01

Durante três dias, estudantes de todos os cursos de graduação do Centro Universitário CESMAC, apresentaram o relatório parcial dos projetos do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC). A Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes e o Complexo de Inovações Pedagógicas foram os locais que receberam as apresentações dos mais de 150 projetos.
O Programa recebe bolsas de apoio à pesquisa do próprio CESMAC, além das agências de fomento Santander, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O PSIC tem por objetivo propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa científica para alunos de graduação.
Além de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, principalmente de jovens pesquisadores e colaborar para reduzir o tempo médio de curso de pós-graduação de egressos dessa instituição quando matriculados em programas de mestrado ou doutorado reconhecidos pela Capes.
As apresentações foram definidas por área, começando pelos cursos de humanas, passando pelas exatas e encerrando com a área de saúde. A Coordenadora do Programa, Profa. Maria Carolina Acioli, afirma “estamos prezando pela aproximação junto aos professores avaliadores e principalmente junto aos alunos que estão iniciando nesse campo da pesquisa. Acompanhamos cada projeto e cada professor nas avaliações”.
Os cerca de 50 avaliadores são docentes da IES e possuem títulos de Mestrado e Doutorado.