Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade

CESMAC realiza aula inaugural para recepcionar residentes

01/03/2019 às 13h59

Na manhã de hoje, 01, o Centro Universitário CESMAC realizou a aula inaugural da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, coordenada pela Profa. Marilurdes Monteiro Barros, que também coordena a Comissão de Residência Médica (COREME) e supervisionada pela Profa. Carla Sobral, que integra a Comissão.
O momento que de recepção às residentes Maria Carolina Malheiros de Souza e Larissa Virginia Lins de Alencar Silva, aconteceu no Complexo de Inovação Pedagógica e contou com a participação de vários colaborares e coordenadores de cursos da IES. A programação também contou com a apresentação do vídeo institucional do CESMAC
O Prof. André Falcão, que coordena o curso de Medicina, representou a Reitoria no evento, acompanhado dos coordenadores adjuntos da graduação professores Marcos Leal e Ivonilda Maia.
A Profa. Dra. Maria dos Desterro, coordenadora geral de Inovação, representou a Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta (PROAD). A coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu, Juliana Pereira, representou a coordenação geral de Pesquisa e Pós-Graduação. Já o Prof. Diego Nóbrega, representou o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde. Teve ainda a presença da Profa. Doutoranda Fabiana Suruagy, coordenadora geral de Graduação.
O diretor Administrativo da Unidade Básica de Saúde da Pitanguinha, André Figueiredo, e a Dra. Ana Carolina Mendes Veloso – Diretora do Posto de Saúde Paulo Oliveira da Costa, também marcaram presença.

Estrutura
O programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Centro Universitário CESMAC promove integração à assistência médica do SUS, bem como a cooperação com os serviços de saúde do estado e do município para desenvolver atividades médicas em unidades básicas de saúde do bairro de Guaxuma, além da própria Unidade Docente Assistencial (UDA/CESMAC).
O programa contempla ainda a extensão para outras áreas de atuação médica e atendimento em outras unidades de saúde de Maceió, com estágios em urgência e emergência clínica no Hospital Geral do Estado e de ginecologia e obstetrícia, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.