Terceira edição do Projeto de Extensão EDAC Cesmac está com inscrições abertas até 30 de junho

Iniciativa tem o objetivo de popularizar a ciência através da realização de ações práticas experimentais e jogos educativos, que ocorrerão no formato de exposição lúdico científica itinerante, com realização nas escolas da capital e do interior de Alagoas

20/06/2022 às 11h23

A terceira edição do Projeto de Extensão “Educação em Ação: a universidade vai à escola” está com inscrições abertas até 30 de junho. A iniciativa é do Programa de Mestrado Profissional Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA), por meio da Coordenação Geral de Extensão, com o apoio da Pró-reitora Acadêmica do Cesmac.
O projeto tem o objetivo de promover integração, socialização e troca   de conhecimentos entre acadêmicos de cursos de diferentes Instituições de Ensino Superior de Alagoas e, alunos do ensino básico, através da implementação de ações educativas nas escolas.  As ações serão realizadas nas áreas de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.
Os temas dos eixos incluem são divididos em: Saúde e Ambiente - alunos dos cursos de biologia, biomedicina, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, medicina, medicina veterinária, odontologia e química. Educação, Cultura e Arte - alunos dos cursos de dança, música, teatro e educação física. Alunos com graduação em qualquer área de conhecimento.
Educação Jurídica e Cidadania - alunos dos cursos de direito, história e filosofia.  Ciências Exatas e Educação - alunos dos cursos de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de produção, matemática e química.
Os temas trabalhados, sob supervisão dos docentes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado do Cesmac, serão voltados para crianças e adolescentes de escolas do ensino básico de Alagoas.  Na 3ª edição o EDAC pretende promover a popularização da ciência através da realização de ações práticas experimentais e jogos educativos, que ocorrerão no formato de exposição lúdico científica itinerante, com realização nas escolas da capital e do interior de Alagoas.
As inscrições acontecem exclusivamente através do preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico @edac_cesmac, até 30 de junho, juntamente como os documentos comprobatórios da inscrição. De acordo com a Profa. Dra. Aldenir Feitosa, coordenadora do projeto e também do Stricto Sensu Cesmac, "o diferencial do novo EDAC A é atender principalmente escolares do interior do estado através da implementação da EXPOSIÇÃO LÚDICO CIENTÍFICA ITINERANTE. Nela, os temas da área de SAÚDE, AMBIENTE e SUSTENTABILIDADE serão trabalhados de forma teórica e prática através de apresentações expositivas e dialogadas, experimentos e jogos didáticos", explica.
Estão sendo ofertadas 50 vagas destinadas à comunidade acadêmica, sendo em média 02 (duas) por docente de cada eixo, respeitando  a  seguinte distribuição: 50% das vagas destinadas aos graduandos do Cesmac; 50%  para  graduandos  de  Instituição  de  Ensino  Superior reconhecida pelo MEC. Os resultados parciais e finais serão divulgados conforme cronograma pelo Instagram @edac_cesmac e, no site https://www.cesmac.edu.br/mestrado . O projeto terá duração de 6 meses. Outras informações no link: https://bit.ly/3b1SRgN .