WAMAI - IV Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena do CESMAC

Evento é uma realização do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos da Instituição

18/11/2019 às 15h20

A abertura do IV Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena, realizado pelo Núcleo Acadêmico Afro e Indígena  e Direitos Humanos – NAFRI/CESMAC, aconteceu na manhã de hoje, no auditório João Sampaio – Campus I. A solenidade iniciou com a composição da mesa de abertura com a presença do vice-reitor do CESMAC Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; do PROF. Me. Afrânio Roberto Pereira, que também coordena o curso de Direito; Prof. Dr. Jessé Marques da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais do Centro Universitário CESMAC – PPGASA e ainda o coordenador do NAFRI Prof. Dr. Jorge Vieira.
Em seguida, a programação contou com uma Mesa de Debates de tema “As Universidades e as Epistemologias Tradicionais. Para tratar sobre a temática o evento recebeu o Prof. Dr. Júlio Cesar de Sa da Rocha, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que participou por videoconferência e ainda o Prof. Dr. Silvio Sanches Gamboa, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, e também da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

já no período da tarde, a partir das 14h30, a programação segue no campus iii, com mais uma mesa de tema “Direitos Humanos e Diversidade Étnica na Contemporaneidade”. A mesa acontece com os seguintes integrantes: Profa. Dra. Marli de Araújo (UFAL), Prof. Cássio Júnior Ferreira da Silva e Prof. Daniel Borba, ambos da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Já partir das 16h30, as atividades voltam para o Campus I, com a mesa sobre “As epistemologias dos povos tradicionais e as pesquisas do CESMAC nas áreas de: Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Biomedicina”.
Amanhã (19), o evento segue com programação no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, com debate sobre “As Epistemologias dos Povos Tradicionais e as pesquisas do CESMAC no Programa de Pós-Graduação Análise de Sistemas Ambientais, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Educação Física, NAFRI e Núcleo de Internacionalização - NUI).

A atividade segue com uma mesa da “Universidade MACKENZE”, por videoconferência, sobre “Estudos Crossculturais sobre Afeto, Moral e Sociabilidade”. Depois o assunto é “Estudos dos Fenômenos Transculturais: sociabilidade urbana, povos indígenas e comunidades quilombolas”. Além disso, tem ainda apresentação e exposição de trabalhos e o encerramento com apresentação do grupo de capoeira (Extensão) e grupo Nega da Costa (Quebrangulo/extensão).
O coordenador do NAFRI, Prof. Dr. Jorge Vieira, explica: “O núcleo tem ampliado, a partir da sua prática mesmo e institucionalmente vem com essa responsabilidade de diálogo tanto na perspectiva da comunidade acadêmica interno, quanto para a sociedade. Estamos trabalhando com temáticas extremamente importantes e relevantes nesse momento para a discussão da academia para trazer efetivamente novas questões como a discussão das epistemologias das comunidades tradicionais e o conhecimento acadêmico ocidental”, explica.