Cesmac estimula internacionalização com importantes intercâmbios pelo NUI

Reunião na manhã de hoje marcou a assinatura do Termo de Contrato de estágio entre a Instituição e a Universidade do Porto - Portugal

13/12/2021 às 18h01

O Cesmac reforça a qualidade da formação superior dos alunos nos diversos cursos de graduação, com crescimento do processo por meio do Núcleo de Internacionalização (NUI), coordenado pela Profa. Morgana Medeiros, que agora também desenvolve processo de intercâmbio na modalidade de estágios. Uma reunião ocorrida na Reitoria da IES, recebeu dirigentes e estudantes para mais um importante momento.
O encontro marcou a assinatura do Termo de Contrato de estágio entre a Instituição e a Universidade do Porto – Portugal, que vai possibilitar a experiência de intercâmbio da aluna Isabela dos Santos, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. A graduanda viaja ano que vem, em fevereiro, para o primeiro semestre de 2022. Isabela construiu todo a jornada para conquistar a vaga, inclusive sendo aprovada no Edital de Seleção para NUI, atuando como monitora por seis meses.

Isabela dos Santos (Aluna de Medicina Veterinária) e Osvaldo Netto (Aluno de Biomedicina)

A solenidade também contou com a presença de Osvaldo Tavares Santos Netto, aluno de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Universidade do Algarve, em Faro, Portugal. Atualmente está fazendo um intercâmbio através do Centro Universitário Cesmac, no curso de Biomedicina, cursando um semestre de estágios curriculares no Hospital Sanatório e Laboratório HEMOPAC, em Maceió. Os estágios são em Microbiologia, Hematologia, Bioquímica e Banco de Sangue.
.

A Universidade do Algarve (UAlg) é a instituição de Ensino Superior de referência do Sul de Portugal. Reconhecida pela excelência da investigação, qualidade do ensino e relações estreitas que estabelece com a sociedade. A UAlg disponibiliza cursos em diversas áreas de formação e conta com amplos espaços, infraestruturas e equipamentos que proporcionam excelentes condições de estudo, trabalho, investigação e socialização.

Participação
Participaram da reunião o reitor do Cesmac - Dr. João Sampaio; vice-reitor do Cesmac - Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; pró-reitora Acadêmica Adjunta – Profa. Dra. Claudia Medeiros; pró-reitor de Gestão e Planejamento – João Sampaio Neto; pró-reitor Financeiro e diretor comercial – Estácio Valente; pró-reitor Administrativo – Iêdo Mota; o conselheiro da Fejal/Cesmac – Dr. Pedro Alves, e ainda familiares dos alunos.

Estavam também a coordenadora do NUI – Profa. Morgana Medeiros; a coordenadora do curso de Biomedicina – Chiara Marinho; a representante do curso de Medicina Veterinária e do NUI - Valesca Luz; além dos alunos Isabela dos Santos e Osvaldo Netto.
“Temos mais de 8 mil alunos no Cesmac e esses dois se destacaram, isso serve de incentivo para os demais graduandos. Por isso, sempre parabenizo aos docentes e aos estudantes que, com muito empenho, estudo e dedicação, conquistam espaços importantes já durante a graduação, valoriza o reitor João Sampaio.

O pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Sampaio Neto, destacou: “O trabalho da internacionalização é de suma importância e vem sendo muito bem desenvolvido na IES, além de ser uma premissa do MEC, refletindo a excelência acadêmica, realizada pela Profa. Claudia Medeiros, junto com as coordenações dos cursos. O mundo está cada vez mais globalizado e interagindo, por isso é fundamental essa troca de experiências entre as instituições”, reforça.
“A internacionalização está sendo fortalecida, com nossos alunos realizando intercâmbio cultural nas universidades estrangeiras, e também com o Cesmac recebendo os estudantes de outros países na Instituição”, explica a Profa. Morgana Medeiros, coordenadora do NUI.