Liga de Combate ao Fumo do CESMAC Celebra Sucesso no Tratamento de Cessação do Tabagismo

Com taxa de abandono do fumo de quase 60%, a LACOF supera as expectativas do Instituto Nacional do Câncer.

07/06/2024 às 15h07

A LACOF - Liga de Combate ao Fumo do CESMAC, criada em 2022, tem se destacado por seu sucesso nos atendimentos aos pacientes até os dias atuais. A taxa de cessação do tabagismo alcançada pela Liga é quase 60%, superando a expectativa do Instituto Nacional do Câncer, que prevê cerca de 30% de sucesso no tratamento. Esse resultado é um reflexo do trabalho multiprofissional e interdisciplinar realizado pela LACOF, que está vinculada ao curso de Odontologia do Centro Universitário CRSMAC e ao Centro de Pesquisas Clínicas Dr. Marco Mota.
A LACOF recebe insumos, como medicamentos e cartilhas, do Programa Municipal de Antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. O programa de cessação desenvolvido pela Liga tem uma duração de 12 meses. Durante o primeiro mês, as reuniões com os pacientes são realizadas semanalmente, enquanto nos meses subsequentes, as reuniões acontecem mensalmente. Esse formato tem sido eficaz na manutenção do compromisso dos pacientes com o tratamento e na obtenção de resultados superiores. Esse mês a reunião foi especial devido a comemoração aos 37 anos do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).