XI INTEGRA ODONTO Destaca Saúde Mental e Sustentabilidade

Projeto integra comunidade acadêmica e arrecada doações para entidades beneficentes, abordando a importância da saúde mental e do descarte responsável de resíduos eletrônicos.

20/05/2024 às 20h01

No início do mês de maio, o Centro Universitário CESMAC realizou o XI INTEGRA ODONTO, um evento do Curso de Odontologia voltado para integrar a comunidade acadêmica e valorizar as potencialidades artísticas e intelectuais dos discentes. O projeto tem como objetivo fortalecer os pressupostos básicos da educação, formando indivíduos críticos, reflexivos e capacitados para atuar em diversos cenários da saúde. Este ano, o tema foi "Saúde Mental: Prevenção e Cuidados", abordando a importância da saúde mental no contexto acadêmico e profissional.
O XI INTEGRA ODONTO foi realizado em quatro etapas, envolvendo todos os períodos do curso de odontologia. Entre as atividades, destacou-se a arrecadação de doações destinadas a dez entidades beneficentes, como o Projeto Crescer, o Lar de Idosos Mãe das Graças, o FAMDOWN, dentre outras, representando esperança e conforto para crianças, idosos, pessoas com síndrome de Down, indivíduos em reabilitação de dependência química e adolescentes em vulnerabilidade social.
Entre os materiais arrecadados estavam 241 cestas básicas, 125 kits de higiene pessoal, 50 kits de higiene bucal e 72 pacotes de fraldas geriátricas. Outras etapas incluíram um quiz sobre a Rede de Atenção Psicossocial e uma apresentação artística de cada equipe, promovendo integração e aprendizado lúdico entre os alunos.
Este ano, o evento também contou com uma etapa bônus dedicada à arrecadação de lixo eletrônico. Em parceria com a comissão de biossegurança e sustentabilidade e a empresa de logística reversa Qualitec, o projeto conseguiu destinar 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos de forma adequada. Essa iniciativa destacou o compromisso do curso e da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, integrando a conscientização ecológica à formação acadêmica dos alunos.