TEXTO
TEXTO
+ -

Olá, seja bem vindo!

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Baixe o nosso app:

Psicologia Cesmac: Egressa faz Mestrado na Universidade do Porto/Portugal

Ananda Stuart se formou na Instituição em 2018 e revela que a formação foi importância para a conquista acadêmica na universidade da Europa

25/03/2021 às 13h54

A Psicóloga formada no Cesmac, Ananda Stuart Rodrigues Rocha Mendonça, é mais uma egressa da Instituição que obteve aprovação no Mestrado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O mestrado na Universidade Portuguesa é voltado para temas de Psicologia, focando em “Psicologia do Desenvolvimento e Educação: área de proteção e direitos das crianças e adolescentes.   
Ananda concluiu a formação em 2018, também é especializada em Psicoterapia e Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências. Desde o início da graduação, sempre buscou se dedicar ao máximo a tudo que o curso ofereceu. Ao longo da caminhada teve contato com excelentes professores e profissionais que foram fundamentais para a construção da formação.

“Lembro bem, que um dos principais marcos da minha trajetória como estudante se deu graças um trabalho realizado em sala de aula, foi a partir daí que acabei adentrando o universo da pesquisa, campo este que me fez despertar para aquilo que venho seguindo até hoje. Foi na matéria de Psicologia Escolar, onde apresentei um trabalho junto com outras colegas, que tive a oportunidade de ser convidada pela Profa. Rosiete Pereira a dar continuidade na mesma temática como Projeto de Extensão. Desde então, passei a adentrar as particularidades da pesquisa científica, unindo ainda mais a teoria com a prática”, detalha a egressa.
Além disso, também teve oportunidades de estágio na graduação e extracurricular, bem como a participação em palestras e outros cursos, sendo de extrema importância para a construção profissional. Ananda conta que “perto de finalizar a graduação comecei a traçar meus próximos passos, sabia que queria seguir na área clínica como também continuar na área da pesquisa e consequentemente no futuro, seguir carreira acadêmica. Então com apoio dos meus familiares e de professores, decidi alçar voos para tentar especialização e mestrado em Portugal”. Logo após finalizar a graduação já estava morando em outro país e começando mais uma etapa de estudos, com poucos meses de especialização se inscreveu no mestrado da Universidade do Porto.

Sobre a experiência a Psicóloga revela: “confesso que o processo de morar fora é bem burocrático, bem como a etapa de inscrição no mestrado, principalmente para quem é imigrante, mas como muita pesquisa e orientação de colegas que já haviam passado pelo mesmo processo, tudo ficou um pouco mais fácil. Entre várias idas ao cartório, revisão de documentos, elaboração de currículo, carta de motivação, carta de recomendação e entrevista, finalmente saiu o tão esperado resultado e com muita alegria a tão sonhada aprovação no mestrado em 2019”.
Atualmente, a egressa está na etapa final do mestrado, produzindo a dissertação, com previsão de conclusão em junho deste ano. Seguindo no caminho acadêmico, Ananda conta que concluindo o mestrado já vai seguir para o doutorado, também na Universidade do Porto.