Medicina e Robótica CESMAC conhecem de perto Programa de Cirurgia Robótica do Real Hospital Português, em Recife (PE)

A visita aconteceu antes do decreto de isolamento social, permitindo a comitiva conferir o Sistema Robótico Da Vinci Xi HD - primeiro robô mais moderno do mundo em funcionamento da região Norte-Nordeste

21/05/2020 às 14h09

Um grupo de estudantes e professores do curso de Medicina e também integrantes do Núcleo de Robótica, ambos do CESMAC, participaram de uma visita, ocorrida no início de março deste ano, ao Real Hospital Português, localizado na cidade de Recife – PE. A comitiva conheceu de perto o Programa de Cirurgia Robótica da unidade da saúde pernambucana. A visita aconteceu antes do decretado sobre o isolamento social e quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O grupo foi recebido pela equipe da unidade de saúde e pelo coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Real Hospital Português, Dr. Clovis Fraga, que ministrou palestra sobre o “Estado atual da cirurgia robótica no Brasil”, na realização do III Congresso Acadêmico de Medicina do Centro Universitário CESMAC, ocorrido em novembro do último ano.

A ideia foi preparar docentes e coordenações de Medicina, e de também de Robótica, para a estruturação do novo Centro de Inovação Tecnológica do CESMAC, com projetos de inteligência artificial. Na oportunidade, o grupo conferiu o funcionamento do sistema que é composto por quatro braços mecânicos, controlados pelo cirurgião por meio de um console, onde o médico opera com imagens em alta definição e visão em três dimensões. Por ser minimamente invasiva, a cirurgia robótica possibilita melhor e mais rápida recuperação para o paciente.

Os visitantes acompanharam de perto uma cirurgia robótica, fazendo uso da mais inovadora tecnologia. Entre os integrantes da comitiva estavam: Prof. André Falcao (coordenador do curso de Medicina), Prof. Mozart Melo (coordenador do Núcleo de Robótica), Profa. Alessandra Pontes (docente do curso no Módulo Habilidades e coordenadora dos Estágios Obrigatórios), entre outros professores.