Projeto de Inclusão Digital para Idosos realiza oficinas no Cesmac

Infoidoso 2023 é promovido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNASF) com o apoio do curso de Sistema de Informação e da Unidade Docente Assistencial

03/05/2023 às 16h17

O Projeto de Inclusão Digital para Idosos, o Infoidoso 2023, tem como objetivo promover a inclusão digital da pessoa que se encontra na terceira idade, contribuindo para a sua inserção social e desenvolvendo um modelo de capacitação em tecnologia digital para apoiar o aprendizado e interação do idoso. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde, sob a coordenação de Deusdeth Kelly Marques Luz, e conta com o apoio do Centro Universitário Cesmac, através do curso de Sistema de Informação e da Unidade Docente Assistencial (UDA).
As oficinas abordam diversas temáticas, entre elas: sensibilização e de desenvolvimento da coordenação motora; iniciação ao estudo e funcionamento do computador; conhecimento básico de Sistema Operacional, editor de texto, gerador de apresentação; uso da internet e das redes sociais; entre outros. Os cursos, realizados nas instalações do Cesmac, atendem 30 inscritos da sociedade civil no turno vespertino, contemplando a carga horária total de 20 horas. As aulas visam ainda o aprofundamento sobre os temas como Informática e o Idoso, Estatuto do Idoso, Saúde e Alimentação, Vida e Sociedade, os quais são apresentados de forma dinâmica com filmes, palestras, oficinas, debates, digitação, produção de desenhos, livros, jogos e sites utilizando os programas básicos da Informática.

Uma das principais metas é aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalharem com os detalhes da vida da pessoa idosa, entre eles: a identificação de situações de vulnerabilidade social; a realização de diagnóstico precoce de processos demenciais; a avaliação da capacidade funcional, entre outros. Através do corpo discente e docente, o Centro Universitário Cesmac propicia o aprimoramento da capacidade dos idosos de se inserir no mundo digital, de potencializar o raciocínio lógico, os aspectos cognitivos e de memória, além de proporcionar a criação de uma rede de relações entre os participantes.