"Cor na comunidade" entrega pinturas das casas da Vila Redenção

Com a ideia de criar pertencimento nas pessoas, projeto compõe a 3ª etapa das Intervenções Urbanas no Polígono do CESMAC

31/10/2019 às 11h01

O projeto Cor na comunidade teve seu primeiro desfecho na tarde desta quarta-feira, 30. Com a presença de professores, estudantes e moradores, foi entregue oficialmente as pinturas das casas da Vila Redenção. O projeto é uma parceria entre o CESMAC, as Casas Jardim e as Tintas Coral.
Com a ideia de criar pertencimento nas pessoas, o Cor na Comunidade compõe a terceira etapa do projeto Intervenções Urbanas no Polígono do CESMAC. Sob coordenação das professoras Morgana Medeiros e Carol Gusmão, o Cor na Comunidade foi planejado e executado por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição, além da rica contribuição do artista plástico alagoano, Suel Cordeiro Damasceno.

"Sem querer nada em troca, nos unimos com as Casas Jardim em uma parceria de sucesso para trazer acolhimento e bem-estar a esta comunidade. Parabenizamos todos os alunos e professores por esse maravilhoso projeto", afirmou o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
"Muito mais do que um projeto de decoração, as pinturas trazem consigo uma mudança de hábito. Além de trazer um pouco alegria para essa comunidade, esperamos de fato ter plantado uma semente para que essas pessoas estejam sempre cuidando das suas moradias e melhorando a vida de si próprios", afirmou o empresário Antônio Jardim, representando um dos parceiros do projeto, as Casas Jardim.
A coordenadora do curso de Arquitetura, Profa. Tânia Gusmão, destacou: "Um trabalho realizado com idealismo e comprometimento de todos".
Idealizado e concretizado por estudantes de Arquitetura, o projeto das pinturas foi baseado em aspectos culturais do estado Alagoas, "Nós acreditamos que a arquitetura precisa ser para todas pessoas e além disso, ela é uma ferramenta que transforma vidas. Visualizamos esse projeto como uma contribuição nossa para que essa comunidade seja mais vista e mais notada por todos", afirmou o estudante do 8º período e integrante da equipe fez as pinturas, Jadiel Lopes.

A moradora Josefa Francisca, a "Dona Nice" como é conhecida por todos falou da emoção e da felicidade de estar recebendo oficialmente a pinturas das casas. "Queremos agradecer a todos da equipe que tiveram a todo momento um olhar humanizado. Estamos muito felizes", disse Dona Nice emocionada.
Já o morador Charles Souza confessa que desconfiou no início que as pinturas iriam dar uma nova vida à comunidade, "Não acreditei tanto que esse projeto iria se concretizar, mas hoje quero agradecer a todos que participaram, ficou tudo muito bonito. A valorização da nossa comunidade é visível", pontuou.

Prestigiaram a solenidade, o promotor de justiça e velador da Instituição, Dr. Givaldo Lessa e o Pró-Reitor Administrativo, Iêdo Mota, além de coordenadores de cursos e membros da coordenação acadêmica.