I Semana Internacional de Artes, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design

Abertura da SEMARTIS aconteceu na noite de ontem (08), e segue até sexta (11), com palestras, oficinas, exposições de artes, entre outras atividades

09/11/2022 às 12h53

Com título: “Semana de Arte Pra Lá de Moderna”, os cursos Arquitetura e Urbanismo, realizam, até a sexta (11), a I Semana Internacional de Artes, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade – SEMARTIS, com uma programação intensa na área incluindo: palestras, exposição de arte, exposição dos cinco sentidos, apresentação de trabalhos em formato de banner, diversas oficinas voltadas para as artes, entre outras atividades.

A abertura recebeu a palestra da Profa. Dra. Adriana Capretz, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que falou sobre “A Semana de 1922 nas Artes à Luz do Século 21: uma reflexão”. Teve ainda o lançamento do livro “Para que sua Monografia não vire um Abacaxi”, de autoria da Profa. Dra. Eveline Athayde, e ainda a participação especial do Coral Cesmac, regido pelo Maestro Luiz Martins. O grupo faz parte da Extensão Universitária do Cesmac.
A mesa de abertura contou com as seguintes participações: vice-reitor e pró-reitor acadêmico – Prof. Dr. Douglas Apratto, que participou de forma remota; Coordenadora Geral de Graduação - Profa. Ma. Samara Griz; Coordenador Geral de Extensão Universitária - Prof. Dr. Rodrigo Guimarães Daniel Carvalho, que representou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – Dr. Fábio Guedes; Norlan Dowell Vale de Brito, que representou o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em Alagoas – Fernando Cavalcante; Coordenadora do Núcleo de Internacionalização – Profa. Morgana Medeiros; Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo - Profa. Hanah Melo; e ainda a Coordenadora do curso de Design - Prof.a Yvana Quintiliano.

Hoje (09), está acontecendo a Exposição de Artes; Exposição dos 5 Sentidos; Oficina de Teatro, com o Prof. Álvaro Sá; Oficina de Escultura em Barro, com Sil da Capela; Palestra Remota “Rui Castro: projetor e obras”, com o próprio Rui Castro que vai falar direto de Portugal; Cinema  - Exposição de Documentários; Palestra “Forma, Função e Efemeridade na Arquitetura”, com Mário Aluísio.
Amanhã (10), a programação continua com Exposição de Artes; Exposição dos 5 Sentidos; Exposição de trabalhos no formato de Banners; Oficina de Pintura, com Paulo dos Anjos; Oficina de Fotografia, com o Prof. Beto Macário; Palestra Remota "Recife: arquitetura, urbanismo e cidade, 1990-1950", com Fernando Diniz; e ainda a Palestra “Design sem Fronteiras - a união entre design e arquitetura para o mundo contemporâneo”, com Choque Design, Dimitri Locikes e Simone Turíbio. A semana será concluída na Feira Cultural – “Cesmac na Rua”, promovendo interação com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design.