Cesmac Integrado realiza aula de encontro dos cursos da área de saúde

Atividade serviu para reforçar importância das temáticas abordadas e apresentar o Terceiro Distrito Sanitário de Maceió, que compreende os bairros do Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta Canaã e Ouro Preto

15/08/2022 às 15h17

O Cesmac Integrado trabalha a interprofissionalidade de várias formas, uma delas é através da realização da territorialização, processo de análise e compreensão do território adscrito das unidades de saúde. Por ter responsabilidade sanitária pelo III Distrito Sanitário de Maceió, o Cesmac integrado atua nas diversas unidades de atenção básica do distrito, tendo como espaços de ação os territórios adscritos da Unidade Docente Assistencial - UDA Paulo Oliveira Costa (Cesmac), Unidade de Saúde da Pitanguinha, Unidade de Saúde São José (Canaã) e Unidade de Saúde Ouro Preto.

Nos espaços, os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia e Farmácia, atuam de forma integrada, com grupos formados por discentes e professores de diversos cursos para analisar, reconhecer e compreender as diferentes características da região onde residem os usuários destas unidades.

Atualmente o Cesmac integrado, com atuação interprofissional no território, conta com aproximadamente 400 discentes, nos três turnos e uma equipe de professores com experiência acadêmica. “O primeiro encontro dos discentes é fundamental para que compreendam a importância das temáticas abordadas. Nesse momento, os estudantes serão apresentados ao Terceiro Distrito Sanitário de Maceió, que compreende os bairros do Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta, Canaã e Ouro Preto, e que possui cinco unidades de saúde, das quais atuamos diretamente em quatro, com perspectiva de ampliação em 2023.1”, detalha a Profa. Camila Moura Sales, docente do curso de Medicina e coordenado do Cesmac Integrado.

“Na aula na última semana, foram apresentadas características gerais do terceiro distrito, como principais causas de óbito e adoecimento na parcela da população, a taxa de cobertura de Atenção Básica, os bairros e unidades de saúde, entre outras questões”, conclui a docente.