Cesmac do Agreste Inaugura CEJUSC na Semana da Conciliação

Novo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania é lançado em parceria com o TJ de Alagoas.

13/11/2023 às 19h35

O segundo dia da Semana da Conciliação em Alagoas ficou marcado pela inauguração do CEJUSC - Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania. Localizado na sede da Faculdade Cesmac do Agreste, o centro funcionará em conjunto com o Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ, fruto de uma parceria entre o TJ de Alagoas e a instituição de ensino. O CEJUSC recebeu o nome da Sra. Maria de Melo, conhecida como Dona Maria do Cartório, que prestou relevantes serviços à sociedade de Arapiraca e região por muitos anos, sendo também tia do Desembargador Tutmes Airan.
Durante a cerimônia de inauguração, foi lançado o aplicativo ‘Conciliar é possível’, destinado ao novo CEJUSC e que, posteriormente, será utilizado pelos demais centros. Desenvolvido pelo Centro de Inovação do Cesmac de Arapiraca, a ferramenta visa facilitar a comunicação entre as partes interessadas na conciliação, permitindo o cadastro e o agendamento de audiências conciliatórias. Além da inauguração do CEJUSC, o Cesmac do Agreste sediou o Mutirão da Cidadania durante todo o dia, oferecendo diversos serviços à população, como emissão de documentos, cadastro em programas sociais, vacinas, testes rápidos, entre outros.
Na cerimônia estiveram presentes autoridades como o Desembargador Orlando Rocha Filho, presidente em exercício do TJ AL; Desembargador Tutmes Airan; Desembargador José Carlos Malta; Dr. Douglas Aparatto, vice-presidente da FEJAL e vice-reitor do Centro Universitário Cesmac; João Rodrigues Sampaio Neto, pró reitor de planejamento; Dra. Priscila Vieira do Nascimento, conselheira da FEJAL e diretora da Faculdade Cesmac do Agreste; Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca; Dr. Valter José Acioly, procurador do Ministério Público; Dr. André Chalub, defensor público; Dr. Daniel Fernandes, presidente da OAB Arapiraca, além de juízes, advogados, promotores de justiça, professores, funcionários e alunos do Cesmac, assim como representantes das instituições que participaram do mutirão, e membros da sociedade civil.