Direito Cesmac marca presença em reunião sobre o Núcleo de Promoção da Filiação no Tribunal de Justiça

Encontro contou com a presença do presidente do órgão, Desembargador Fernando Tourinho, juíza coordenadora do NPF Ana Florinda e professores da Instituição

02/03/2023 às 12h54

A equipe do Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) se reuniu, na última semana, com o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Fernando Tourinho, para apresentar os resultados do trabalho do núcleo, envolvendo questões referentes à paternidade e aos projetos que serão desenvolvidos em 2023.
A reunião contou com a presença da Psicóloga, Katiana Rêgo de Lima; da Assistente Social, Cristiane Vieira Rebelo; da Chefe de Secretaria Judicial e Coordenadora Técnica, Ana Cláudia Acioli Lopes; da Professora do Cesmac, Sônia Maria Albuquerque Soares; e da Juíza Coordenadora do Núcleo, Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, que ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela equipe, que atua no Fórum do Barro Duro, no Cesmac e em escolas da Rede Pública de Maceió.

O NPF foi criado em 2008, a partir de pesquisa científica desenvolvida no Programa de Iniciação Científica – PSIC/Cesmac, por estudantes do curso de Direito da IES. Segundo dados coletados nos arquivos do Núcleo, desde 2009, foram mais de 4.600 reconhecimentos espontâneos de paternidade, dos quais mais de 65% sem requerimento de DNA. O resultado é fruto, de acordo com a Magistrada, do pensamento da paternidade responsável e dos direitos da criança e do adolescente defendidos pelo NPF, onde já foram concluídos mais de 11.400 processos. A extensão do NPF funciona no Cesmac, na Rua Íris Alagoense, 458, em frente à Faculdade de Direito, Farol, Maceió/AL.