Acadêmicos de Engenharia Civil realizam visita técnica ao Edifício Atrium

Atividade prática proporcionou conhecimentos acerca da execução de fundação do empreendimento vertical

30/05/2023 às 17h59

Estudantes do 1º e do 2º período do curso de Engenharia Civil do Cesmac realizaram visita à obra de fundação do Edifício Atrium, localizado no bairro da Ponta Verde, cujo responsável técnico é o prof. Eng. Civil Josivaldo Januário, conhecido como Johnson, que também atua como supervisor das obras da Construtora Colil em Maceió. A Engenheira Civil adjunta, egressa do Cesmac, Maria Eduarda, também acompanhou a visita. A empresa tem como política absorver alunos do curso na categoria de estagiários de obra. A atividade foi realizada sob a supervisão da Profa. Roseneide Honorato, coordenadora do curso.
A visita foi conduzida pelos engenheiros civis Johnson e Maria Eduarda que explicaram: o tipo de fundação profunda escolhida conforme o tipo de terreno, onde há parte do terreno no local em formato rochoso, misturado com solo arenoso; e a estaca escavada, tipo de fundação profunda e utilizada no local, é bem usada em solos rochosos e com boa capacidade de suporte (solos de rocha), além de ser uma opção viável para projetos de construção de edifícios altos. O Eng. Civil Johnson explicou a todos, com o projeto da fundação da edificação em mãos, como se encontravam os serviços e apresentou o equipamento utilizado para a perfuração.
A importância dos serviços de topografia nessa fase do projeto é de suma importância, em função principalmente da locação dos pontos de estaca. Assim que a topografia lança os pontos, a fiscalização pelos engenheiros de obra é iniciada. São momentos cruciais para o erguimento da edificação nos prumos conforme projeto e significativos para a fiscalização e acompanhamento da obra. A visita mostrou também a importância da sondagem do terreno para o projeto de fundação; o funcionamento das bombas para manutenção do rebaixamento do lençol freático e explicou sobre o tratamento dado a água presente no lençol freático da área delimitada pela obra, com fins de destinação ao sistema público de águas pluviais do município. “É sempre importante conduzir nossos alunos aos diversos cenários existentes e ao nosso alcance, pois aprendem na prática”, destacou a profa. Roseneide.