Curso de Engenharia Civil do Cesmac celebra 24 anos de existência

Graduação tem a marca de formar profissionais cada vez mais qualificados para o mundo profissional em Alagoas, no Brasil e no Exterior também

08/04/2021 às 12h59

O curso de Engenharia Civil do Cesmac celebra hoje (08), 24 anos de existência, formando profissionais cada vez mais qualificados para atuação no mundo profissional. A Engenharia Civil é uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade. É a disciplina especializada na prática de projetar, construir e melhorar a infraestrutura. Está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas como: pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, dentre outras.

No Cesmac, a graduação surgiu pela necessidade de atendimento às demandas locais e regionais que emprega profissionais da engenharia civil para execução de serviços de docência, promovendo um caráter especialista de engenheiros-professores, com saberes experienciais partilhados aos acadêmicos.
A formação do Engenheiro Civil na Instituição inclui competências disciplinares, com a oportunidade de conhecer os métodos e técnicas utilizadas pelo engenheiro-professor, até o momento da integralização vivenciada no mundo acadêmica, com experiências diversas na área.
Profa. Roseneide H. dos Santos - Coordenadora do Curso de Engenharia Civil
De acordo com a coordenadora da graduação, Profa. Roseneide H. dos Santos, ao longo dos 24 anos de vida, o curso tem uma história de integração com a Industria da Construção Civil, com o setor imobiliário e com os Planos e Programas Governamentais. “É um movimento de dependência que promove visíveis comportamentos em períodos de ‘pico’ e de ‘vale’, ao projetarmos indicadores em gráfico. E o curso de Engenharia Civil do Cesmac encontra-se sólido, atrativo, com o objetivo de formar cidadão com domínio da profissão, atendendo as DCN de Engenharia e com perfil conforme as exigências do Mercado de Trabalho. O curso investe em inovação, como resultado gera egressos lideres, com perfil de trabalho em equipe, éticos, criativos, com forte formação técnica, com responsabilidade social e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, celebra.
A coordenadora afirma ainda, que “o curso de se mostrou flexível, dinâmico e diante de situações adversas tais como a pandemia, sobrevive e supera desafios, utilizando principalmente as práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias educacionais inteligentes, metodologias ativas e o aprendizado híbrido. Seguimos com   novas experiências e com a unidade que temos, a qual denominamos de Família ENGENHARIA CIVIL”, relata.
Prof. Matheus Barbosa M. Cedrim - Docente do curso de Engenharia Civil
Segundo o Prof. Matheus Barbosa M. Cedrim, o curso de Engenharia Civil o preparou para o mercado de trabalho. “Sendo egresso e hoje professor, percebo a competência dos profissionais envolvidos na formação dos futuros engenheiros. A prática associada à teoria é fundamental para o desenvolvimento do estudante e essencial para o ingresso no mundo profissional. Parabéns aos 24 anos do curso de Engenharia Civil Cesmac”, reconhece e parabeniza.
Profa. Marianny Monteiro P. de Lira - Docente do curso de Engenharia Civil
O sentimento de gratidão e alegria pela passagem do aniversário do curso é compartilhado por todos os docentes que integram a graduação. A Profa. Marianny Monteiro P. de Lira faz questão de felicitar e reconhecer a qualidade da formação. “É com muita alegria que parabenizo o curso de Engenharia Civil do Cesmac pelos seus 24 anos, formando Engenheiros que idealizam planos que serão reais para quem precisa deles, aqueles que, com sua mente e cálculos impecáveis transformarão o mundo sem reivindicações a partir de uma formação de qualidade, excelência e experiência durante um curso comprometido ao seu objetivo de formar profissionais humanistas, interdisciplinares e generalistas. Orgulho de fazer parte”, externa o sentimento.

Nesses 24 anos muitas coisas aconteceram, incluindo realizações, avanços, ações, eventos, participações, entre inúmeras outras conquistas. Acessando o link a seguir, é possível conferir um compilado dessa trajetória, que tem a marca da superação e excelência na formação de Engenheiros Civis para Alagoas, o Brasil e o Mundo.
Link Trajetória do Curso: Histórico do Curso de Engenharia Civil do Cesmac - 24 Anos de Atuação