Curso de Engenharia Civil do CESMAC Realiza Visita à Colônia Leopoldina

Coordenadora e docentes promovem interação e apresentação do curso para alunos do ensino médio na escola estadual.

02/05/2024 às 17h24

Na última terça-feira, o curso de Engenharia Civil do CESMAC realizou uma visita à Escola Estadual Aristheu de Andrade, localizada no município de Colônia Leopoldina, com o objetivo de atrair novos alunos para a instituição. A coordenadora do curso, Roseneide Honorato, juntamente com os docentes Marianny Monteiro e Fernando Carvalho, estiveram presentes e conduziram atividades interativas com quatro turmas de 3º ano do ensino médio.
Durante a visita, foi feita uma apresentação detalhada do curso, abrindo a mente dos estudantes para as diversas áreas da engenharia, seguida de dinâmicas que envolveram os alunos na experiência prática da engenharia civil. As dinâmicas incluíram a montagem de um kit mola, onde os alunos puderam aprender sobre os conceitos fundamentais da engenharia civil e exploraram a importância do trabalho em equipe, da criatividade e do pensamento crítico na resolução de desafios complexos. Além disso, também discutiram sobre a importância de obras de engenharia ao redor do mundo.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi a participação dos discentes do curso, Iury Ribeiro da Silva, Luis Fernando Martins Ribeiro, e da egressa Anabella Marques, todos moradores do município. Eles compartilharam suas histórias e trajetórias acadêmicas, destacando como foi possível para eles, moradores locais, cursarem Engenharia Civil em uma instituição de referência do estado de Alagoas. Esses relatos reforçaram a importância da educação superior e inspiraram os alunos da escola a considerarem novas possibilidades de estudo e carreira, mesmo em áreas tradicionalmente associadas a grandes centros urbanos.
Além de apresentar a trajetória acadêmica dos alunos locais, a visita do curso proporcionou uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências entre os estudantes do ensino médio e os profissionais da área. Essa interação direta entre os alunos do curso e os potenciais futuros universitários fortaleceu os laços entre a instituição de ensino superior e a comunidade local, demonstrando o compromisso do CESMAC em promover a educação e o desenvolvimento regional.