CESMAC Promove Debate Sobre Diversidade Filosófica e Religiosa

Evento aborda a pluralidade de crenças e promove diálogo entre diferentes perspectivas.

23/05/2024 às 16h58

No último dia 22, o Centro Universitário CESMAC promoveu a mesa-redonda intitulada "Quem É Deus: A Diversidade Filosófica e Religiosa" como parte do Programa de Formação Continuada e da Extensão Universitária. Um evento voltado para a comunidade, realizado mensalmente, que visa discutir questões contemporâneas e relevantes com a comunidade científica, acadêmica e o público em geral. A edição contou com a mediação do Dr. Moezio Vasconcellos, professor dos cursos de Medicina e Biomedicina do CESMAC.
A mesa-redonda reuniu representantes de diversas religiões para um diálogo enriquecedor e plural. Entre os participantes estavam o Pastor Anderson Nunes, representando o Protestantismo; Ênio Lins, jornalista e representante do Ateísmo; Padre Everaldo Rodrigues, pároco da São Pedro, representando o Catolicismo; Mãe Neide, ialorixá, representando as religiões de matriz africana; e Dr. Ricardo Santos, presidente da Associação Médico-Espírita, representando o Espiritismo. Cada convidado compartilhou suas perspectivas, contribuindo para um debate profundo sobre a concepção de Deus e a diversidade de crenças.
O evento reuniu 350 pessoas inscritas, chegando a capacidade máxima do auditório João Sampaio, onde a Comissão Organizadora também disponibilizou a Sala Invertida 11 (Campus l) com a transmissão ao vivo em telão e pelo youtube no canal "Cesmac oficial". Estavam presentes alunos de diversos cursos de graduação e da pós-graduação, professores de diversas áreas, funcionários, pessoas da comunidade em geral, representantes das Academias de Letras e de Educação de Alagoas e de Maceió, representante do Instituto Histórico de Alagoas, representante da Câmara de Vereadores de Maceió e de diversas representações de outras instituições.
Dessa forma,  destacou-se a importância do respeito e da compreensão mútua entre diferentes visões filosóficas. A troca de ideias proporcionada pela mesa-redonda do CESMAC não apenas enriqueceu o conhecimento dos participantes, mas também reforçou a promoção do diálogo e da educação inclusiva. Ao fomentar essas discussões, o CESMAC continua a se posicionar como um espaço de reflexão crítica e de valorização da pluralidade cultural e espiritual.