CONECTA ODONTO recebe programação do Projeto de Extensão SERPROBEM

Conteúdo apresentou informações e esclarecimentos voltados para Estomatologia e recebeu o egresso Matheus Lima, Especialista em Estomatologia e Atendimento odontológicos a pacientes oncológicos no A.C. Camargo Câncer Center (SP)

11/09/2020 às 14h27

O Projeto CONECTA ODONTO, uma iniciativa do curso de Odontologia do Centro Universitário CESMAC, segue com ações semanais desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas e Projetos de Extensão. Esta semana a programação ficou por conta do Projeto de Extensão SERPROBEM, coordenado pela Profa. Dra. Sonia Ferreira – que também coordena o Mestrado Profissonal Pesquisa em Saúde (MPPS/CESMAC), e pela Profa. Ma. Catarina Rosa, que também integra o Mestrado.

A programação teve como tema central “O Processo de Diagnóstico em Estomatologia”, apresentou um bate-papo com o Estomatologista Matheus Lima, abordando o tema: Odontologia e Oncologia. O convidado e o tema fazem parte da identidade da extensão, pois Matheus é egresso do CESMAC, foi extensionista no SERPROBEM e ainda é Especialista em Estomatologia e Atendimento odontológicos a pacientes oncológicos no A.C. Camargo Câncer Center (SP). A live passou a rotina de um Estomatologista em um Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa do câncer, além da atuação do Cirurgião-Dentista no tratamento de pacientes oncológicos.

A semana foi repleta de esclarecimentos, com informações, diagnóstico, tratamento, prevenção e várias outras questões sobre úlceras e ulcerações bucais, Mucosite Oral (MO), carcinoma espinocelular oral, leucoplasia, Eritroplasia, Queilite Actínica, entre outros.
O trabalho também destacou nas publicações as manifestações bucais mais frequentemente encontradas em pacientes soropositivos e com AIDS, como: Candidíase, Leucoplasia pilosa oral, Sarcoma de Karposi, Infecção pelo Herpes Simples e Doenças Periodontais- especialmente os padrões: eritema linear gengival, gengivite necrosante, periodontite necrosante.

Os pacientes precisam de avaliações periódicas e consultas de manutenção, para controle de focos de infecção e lesões bucais. Foi destacado que é preciso enfatizar que as normas de biossegurança são primordiais para o atendimento de todo e qualquer paciente, independente do diagnóstico prévio de HIV/AIDS. Cada atendimento varia conforme o estado imunológico do paciente e procedimento a ser realizado.
Siga @odontologia.cesmac e @estomatologia_cesmac no Instagram para saber mais informações e atividades realizadas.
 
Sobre o SERPROBEM
Desde 2005 os trabalhos da estomatologia, desenvolvidos pela Profa. Dra. Sonia Ferreira no Ponto de Atendimento Médico - PAM Salgadinho, despertou a curiosidade de acadêmicos, hoje já formados, como Prof. Dra. Vanessa De Carla e Dr. Milkle Pessoa. Em 2015 surgiu a oportunidade de oficializar o trabalho que já era realizado há anos. Iniciou-se então a Extensão em Estomatologia SERPROBEM.
A comunidade assistida por esse projeto é proveniente de todo Estado de Alagoas, levando aos extensionistas oportunidade ímpar de conhecer, na prática, inúmeras patologias que podem afetar o sistema estomatognático, com foco em: Diagnóstico Precoce de Desordens Potencialmente Cancerizáveis; Pacientes com Câncer de boca: durante o período de diagnóstico, tratamento e preservação; Pacientes HIV+ (Vírus da Imunodeficiência Humana) e AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): atuando no diagnóstico, acolhimento, tratamento, seguimento e manejo de patologias bucais associadas; Laserterapia: o Ambulatório de Laserterapia existe no Serviço de Estomatologia do PAM Salgadinho desde 2007 e, desde 2015 recebe forte colaboração da Prof. Ma. Catarina Rosa, habilitada em Laserterapia.
A Extensão SERPROBEM proporciona aos extensionistas melhorias nas habilidades técnicas e, para além disso, uma significativa transformação social e humana. Essa transformação é fruto de aprendizados que se desenvolvem na prática diária, a partir de um trabalho em equipe bem articulado e totalmente dedicação para oferecer ao paciente um tratamento afável e uma experiência acolhedora.