Curso de Fisioterapia promove ação no projeto integrado “Gestar é Amar e se Cuidar”

Iniciativa foi realizada pelos acadêmicos do oitavo período da graduação e aconteceu na Comunidade Nosso Lar

24/11/2022 às 10h43

Docentes e Acadêmicos do curso de Fisioterapia do Cesmac promoveram mais uma importante ação no Projeto Integrador Extensionista “Gestar é Amar e se Cuidar”, realizado pelos alunos do oitavo período vespertino e noturno. A iniciativa foi direcionada para gestantes da Comunidade Nosso Lar.

Impactos e Benefícios para a Sociedade focados na Responsabilidade Social envolvem promover autocuidado das gestantes e melhora da qualidade de vida; incentivar o cuidado pessoal, como parte da saúde mental; conhecimento a respeito do perfil epidemiológico das gestantes assistidas; orientações a respeito das posturas relacionadas a gestação; e ainda trabalhar métodos de relaxamento, buscando a auto-gestão do estresse.

O projeto tem a orientação das docentes Izabelle Bomfim, Elaine Amado e Vivyanne Emery. O trabalho envolve a participação de 35 acadêmicos da graduação, que juntamente com as professoras, também estruturam e efetivam a realização do chamado “Dia D” do “Gestar é Amar e se Cuidar”, com ações de bem-estar, lazer, lanche saudável e práticas corporais em grupo na Clínica Escola de Fisioterapia do Cesmac.

O projeto também promove um dia de autocuidado com a proposta de aumentar o vínculo mãe-bebê e acolhimento para as gestantes assistidas pela comunidade. 16 mamães participaram e receberam cuidados especiais como: limpeza de pele, maquiagem, pintura na barriga e um book fotográfico. A linha de ensino aprendizagem, pesquisa e extensão está direcionada para saúde da mulher, humanização, obstetrícia e autocuidado.