Curso de Medicina realiza atividades de educação em saúde na Comunidade Espírita Nosso Lar com foco na prevenção de doenças

Ação contou com teoria e prática no repasse de informações importantes sobre diversas doenças como: diabetes, psoríase, esquistossomose e giardíase

15/05/2019 às 09h19

Quase 120 alunos do quarto período do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC participaram, na manhã de ontem, 14, da Ação de Extensão Comunitária integrando os conteúdos dos módulos Mecanismo de Agressão e Defesa II, Semiologia Integrada I, Terapêutica e Inserção Serviço, Ensino e Comunidade IV.
A iniciativa teve foco a integração desses conteúdos, com o objetivo na promoção da saúde. A programação contou etapas teóricas, onde foram repassadas informações importante sobre diversas doenças como: diabetes, psoríase, esquistossomose e giardíase, e também prática, com atendimento de cerca de 30 crianças e também mães da comunidade do Vergel do Lago. Utilizando uma forma lúdica, ao graduandos e professores realizaram as atividades utilizando peças teatrais criadas pelos alunos e ainda pinturas, danças e jogos.

Em seguida, os alunos fizeram ação de Atenção à Saúde com avaliação do crescimento e desenvolvimento e atendimento clínico nos problemas de saúde encontrados, acompanhados pela Prof. Ivonilda Maia, coordenadora adjunta do curso de Medicina.
“Os estudantes tiveram a possibilidade de ampliar na prática o sentido da responsabilidade social e inclusão, ética, humanização do cuidado, além de terem saído da ação enriquecidos na formação e no pessoal”, reforçou a docente Ivonilda.
As atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças tiveram o acompanhamento, orientação e supervisão das professoras doutoras Cristiane Monteiro e Marianna Silva, além das metras Anansa Aquino e Ana Carolina.
Durante o trabalho o grupo foi surpreendido com um chamado para prestar assistência ao parto na comunidade em situação de risco, onde uma jovem de15 anos estava em trabalho de parto gemelar (gêmeos), em domicílio. O processo também teve a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.