Direito CESMAC promove curso de extensão sobre meios consensuais de solução de conflitos extrajudiciais

As aulas iniciam no dia 6 de julho, utilizando a Plataforma Microsoft Teams

23/06/2020 às 18h15

A graduação de Direito promove, a partir do dia 6 de julho, o Curso de Extensão Meios Consensuais de Solução de Conflitos Extrajudiciais. A iniciativa é do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC, do Centro Universitário CESMAC, e o objetivo de possibilitar o estudo de métodos consensuais de resolução de conflitos, como conciliação e mediação, para que os acadêmicos possam atuar na comunidade, com a supervisão dos professores.
O curso é direcionado para integrantes da Liga acadêmica de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (LASCEJUC), além de alunos e professores da Instituição, que tenham interesse no estudo da conciliação e mediação de conflitos. A atividade será desenvolvida em um módulo, dividido em quatro etapas interligadas, com a carga horária de 40h e metodologia centralizada em exposições teóricas e aulas remotas com o auxílio da tecnologia.
De 6 a 10 de julho, a professora Emanoella Remígio trata sobre o tema Cultura da Paz, com introdução aos meios consensuais de solução de conflitos, teorias, panoramas, resoluções do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, além de noções e diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos: judicial, negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
A docente também vai dar sequência no curso, de 13 a 15 de julho, com debates sobre Conciliação, incluindo etapas e técnicas, finalização da Conciliação, formalização do acordo, dados essenciais do termo de conciliação, além do papel do conciliador e a relação com os envolvidos no processo de conciliação: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade X neutralidade, ética.
Já do dia 16, a juíza Ana Florinda Dantas, fala sobre III Mediação. O tema continua sendo debatido nos dias 17, 20,21,23,24, com      a professora Fernanda Calixto. O conteúdo inclui: etapas e técnicas da mediação, pré-mediação e mediação propriamente dita, e técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
Entre os dias 27 e 31 será a vez da professora Josimea de Barros Pino Souza, que vai trabalhar o tema Mediação Escolar e Comunitária, com fundamentos da Mediação Escolar e princípios constitucionais, técnicas de grupo para educadores, resolução de conflitos: transformação da escola, violência escolar: como utilizar a mediação para resolver conflitos, intervenção das equipes interdisciplinares e enfoque da escuta como meio de aplicação de resolução de conflitos, trabalhando o impacto das emoções na gestão das variedades de percepção. O desdobramento da temática segue com estudos sobre Resolução de conflitos: transformação da escola, com foco na participação da família no combate à violência escolar.
As inscrições podem ser feitas no Portal CESMAC até o próximo dia 30 de junho. Os certificados serão expedidos pelo Programa de Extensão Universitária e pelo CEJUSC do CESMAC.

CEJUSC/CESMAC

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) foi implantado no Cesmac, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desde 2013, e desenvolve técnicas extrajudiciais de solução de conflitos, como conciliação e mediação, apresentando à comunidade a viabilidade de uma justiça alternativa, comunitária e célere.
O Centro atende à população que reivindica direitos, tendo uma equipe capacitada para o acolhimento e esclarecimentos de dúvidas, aptas a demonstrar as possibilidades e vantagens de solução de conflitos por meio extrajudicial, bem como para atuar na mediação para solução dos conflitos referentes aos direitos disponíveis ou encaminhar o interessado a instituições parceiras, quando se mostrar necessária e indispensável à promoção de ações judiciais imprescindíveis para assegurar direitos indisponíveis.
Também desenvolve ações externas, com os projetos: Acesso à Justiça, orientação jurídica e expectativas dos idosos abrigados da Cidade de Maceió, Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos Escolar e Comunitário, Apoio ao Aleitamento Materno e o Conciliação e Mediação como Métodos de Solução de Conflitos: uma experiência de extensionistas do CESMAC para disseminação da cultura da paz e da harmonia no convívio em sociedade. Além disso, organiza cursos de capacitação para o corpo docente e discente e para a comunidade, participando, também, de projetos de pesquisas e extensão universitária.
O local tem a coordenação geral a professora Sônia Maria Albuquerque Soares e da Juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas. As ações externas recebem a coordenação da docente Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro, a supervisão dos estagiários e alunos voluntários é da professora Josimea de Barros Pino Souza. Os Conciliadoras são Thasiana de Fátima Silva e Zelinda Maria Albuquerque Pinheiro, tendo ainda a importante participação do Psicólogos Voluntários, alunos dos cursos de Direito e Psicologia do CESMAC.