Editora Cesmac integra lançamentos de títulos de autores alagoanos do Portal Quilombada

Portal especializado em obras de escritores e editoras alagoanas tem parceria com a Editora Cesmac

05/01/2021 às 12h29

A Quilombada – portal especializado em obras de escritores e editoras alagoanos – lançou 14 novos títulos no último mês. O trabalho reúne publicações de parceiros como, Editora Cesmac, Eduneal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos, sendo a maior parte dos livros de não ficção, com edições que tratam sobre fatos e personagens históricos de Alagoas.
Além dos novos títulos, o catálogo da Quilombada detém cerca de 500 outros títulos, com obras diversificadas contemplando todos os tipos de leitores. “Apesar da pandemia, a produção literária em Alagoas continuou firme e esses novos livros são uma mostra do que foi produzido. A Quilombada valoriza a produção desses autores e intelectuais e traz para o leitor a oportunidade adquirir os livros no conforto da sua casa” explica o diretor do portal, Sebastião Medeiros.
 
 Confira os títulos que chegam ao catálogo:
 
Alagoas: Uma esfinge a desvendar – Douglas Apratto Tenório
Uma coletânea de artigos que reflete sobre muitos aspectos da história e da cultura alagoana. Lançamento da Editora Cesmac.
 
 Quilombo dos Palmares – Negociações e conflitos – Zezito Araújo
A obra traz narrativas sobre o Quilombo dos Palmares, tratando da composição étnica originária do continente africano dos primeiros habitantes da Serra da Barriga, o reconhecimento da sociedade palmarina pelos portugueses ao assinar o acordo de paz; o cotidiano e as expressões culturais; o papel da mulher na organização e na luta pela liberdade, a o legado palmarino para a história de Alagoas e para formação da identidade alagoana. Livro lançado pelas Eduneal e Editora Cesmac.
 
Clero e política em Alagoas – Álvaro Queiroz
Trata da participação do clero – padres e bispos católicos – na política alagoana, nas rebeliões e sedições que ocorreram ao longo da história de nosso estado, desde a emancipação.
 
Missão do Porto de Pedras – as primícias da evangelização em Alagoas – Álvaro Queiroz
Aborda as primeiras missões religiosas em Alagoas entre os indígenas no norte do estado, a partir de 1596, principalmente onde hoje se encontra o município de Porto de Pedras.
 História de Alagoas – Craveiro Costa
O clássico da historiografia Alagoana ganhou nova edição e volta às mãos do público através da Editora Cesmac.
 
 Salgema, do Erro à Tragédia – Joaldo Cavalcante
A obra traz a história da Braskem em Maceió desde a época em que se chamava Salgema, relembrando seu processo de expansão e as consequências da exploração mineral no espaço urbano da capital alagoana (Editora Cesmac)
 
 José Guilherme Merquior – da estética à política - Marcos Vasconcelos
O livro traz uma análise da obra do diplomata e ensaísta brasileiro, falecido em 1991, e de suas contribuições na sociologia, política, economia e estética. A obra é ilustrada com dezenas de fotos inéditas dos principais momentos da trajetória pessoal e intelectual de José Guilherme Merquior.
 
Catálogo Arqueológico da Coleção Marroquim –  Fábio Marroquim (Organizador)
O livro apresenta os objetos da coleção de Mário Marroquim, conhecido intelectual alagoano e autor de Língua do Nordeste.
 
 Banguê fornalha e bagaceira – Olegário Venceslau de Oliveira e Silva
É um inventário histórico dos antigos engenhos de açúcar de Chã Preta, dos séculos XIX e XX. Uma narrativa da vida e costumes campesinos locais, desde a festa da botada até a fabricação da rapadura, açúcar e garapa nos alambiques.
 
Antiga Vila Isabel, Maragogi de todos os tempos – Pe. Alex Sandro Rufino da Silva
A obra segue uma linha histórica mais abrangente, procurando contemplar o povo como um agente construtor da História. É uma síntese sobre raízes históricas de Maragogi.
 
O Cangaceiro Lampião e o IV mandamento – Valdemar de Souza Lima
Publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Eduneal, a nova edição da obra clássica do saudoso jornalista, que colaborou com a Gazeta de Alagoas e o Diário de Pernambuco, traz crônicas baseadas em fatos reais que narram a trajetória do rei do cangaço e sua passagem nas terras alagoanas.

 

Guerreiro do Velho Chico – a história do Rio São Francisco – Eugênio Bulhões
O livro convida o leitor a fazer uma viagem no tempo, conhecendo os episódios que aconteceram, tendo como cenário o Velho Chico: a edificação do Forte Maurício de Nassau, o povoamento do Alto São Francisco propulsionado pelo Ciclo do Ouro, a passagem do Imperador Dom Pedro II pelo Baixo São Francisco e a construção da primeira usina hidrelétrica do Velho Chico.
 
 Um quarto no fundo e outras histórias de Junqueiro – Pedro da Rocha Oliveira
Obra relata as vivências e memórias que enriqueceram o imaginário da infância e adolescência do cineasta Pedro da Rocha Oliveira.
 
 O sumiço dos vira-latas – Jorge Tenório
Primeiro romance infanto-juvenil do autor, o livro apresenta uma aventura cheia de ação e mistério protagonizada por garotos de um povoado e seus cachorros.
 
Outras informações no WHATSAPP da Quilombada (82) 98155-9787.