Editora CESMAC lança duas obras na 36ª edição do Chá de Memória

Autor das obras é o historiador, professor e Vice-Reitor da Instituição, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório

25/09/2019 às 12h09

Na noite desta terça-feira, 24, foi realizado a 36ª edição do Chá de Memória no Arquivo Público de Alagoas, localizado no Bairro do Jaraguá.
Na ocasião, a Editora CESMAC, em coedição com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – EDUNEAL lançou dois livros do autor, professor, historiador e Vice-Reitor do CESMAC, Dr. Douglas Apratto Tenório. Os títulos das obras são “A História do país dos alagoanos” e “Maçaió-k, Maçayo, Maceió”.
 O primeiro traz nos capítulos toda trajetória que compõe a história contendo ocupações iniciais, títulos e fatos marcantes. Já a segunda obra, retrata a história dos feitos praticados de uma valorosa cidade mestiça, de origem indígena, que não nasceu espúria no pátio de um engenho colonial, como destaca na capa.
Com um público de professores, pesquisadores, historiadores e amantes da leitura, o professor Douglas apratto palestrou sobre o tema “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-K”, abrindo em um segundo momento para debates e questionamentos da plateia.
“É sempre gratificante contar a história desse estado e da capital Maceió. Em toda história, Alagoas produziu grandes personalidades e digo seguramente que é impossível contar a história do Brasil sem passar pelo nosso Estado”, afirmou o professor Douglas entusiasmado.

A superintendente do APA, Wilma Nóbrega, exalta mais uma vez a realização do Chá de Memória que chega a sua 36ª edição. “Abrimos mais uma vez as portas do Arquivo Público para falar sobre a história do nosso estado e assim reforçar, cada vez mais, a ideia de pertencimento nas pessoas”, afirmou.
O evento contou ainda com a apresentação musical do Maestro da Filarmônica de Alagoas e do Coral CESMAC, Luiz Martins, acompanhado de músicos do Coral da IES.
Chá de Memória
O Projeto Chá de Memória visa à dinamização do Arquivo Público de Alagoas, com a realização mensal de palestras, mesas-redondas e debates sobre os mais variados temas envolvendo pesquisadores, historiadores e a sociedade alagoana. O objetivo é socializar o acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.