Editora CESMAC lança livro na 34ª edição do Chá de Memória

O momento de debates e autógrafos é fruto da parceria com o Arquivo Público do Estado, que reforça as produções alagoanas

31/07/2019 às 12h28

Foi realizado na tarde de ontem,30, o lançamento do livro "História das ideias políticas de Pontes de Miranda" e palestra no 34º Chá de Memória, promovido pelo Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão pertencente ao Gabinete Civil do Estado. O lançamento da obra é resultado da pesquisa do professor do curso de Direito do CESMAC, Sérgio Coutinho dos Santos.
A produção foi lançada pela Editora do Centro Universitário CESMAC, que vem colocando no mercado literário importantes títulos referentes ao Estado de Alagoas. O Legado de Pontes de Miranda na História, no Direito e na Política também foi tema da palestra que contou com os debatedores Fábio Lins de Lessa Carvalho – que é docente da IES, José Marques de Vasconcelos Filho, além do autor Sérgio Coutinho.
O autor, que também é cientista social e jurista, além de docente do curso de Direito da Instituição, estudou obras políticas de Pontes de Miranda, esgotadas há mais de 50 anos, para sistematizar os fundamentos e as transformações das ideologias defendidas pelo objeto de estudo.

Também foram analisados como documentos livros publicados entre os anos 1920 e a década de 1970, com uma investigação inédita em abrangência e no acesso às fontes. O autor mostra como a imensa obra de Pontes de Miranda, mesmo em títulos esgotados sem perspectiva de novas edições, ainda contribui para os tempos atuais em diversos campos do conhecimento.
O Vice-Reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, enfatizou o trabalho da extensão. “É importante valorizar o desempenho que a extensão vem tendo na Instituição. Por isso, delego ao Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, que coordena muito bem esse trabalho, que represente a IES. Ele é extremamente inteligente e operacional, o que o diferencia”.
O Coordenador Geral de Extensão, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, destacou a importância do momento. “É uma satisfação imensa que a Editora CESMAC e a extensão universitária façam parte desse processo, que valoriza o desenvolvimento da cultura, literatura e da ciência em Alagoas”, afirmou. Na ocasião, o escritor Fábio Lins lançou o livro “Atrevidos Caetés – 50 encontros entre alagoanos & personalidades mundiais”. O momento foi ainda mais abrilhantado com a participação do Maestro do Coral CESMAC, Luiz Martins, e da pianista Selma Brito.

O Projeto Chá de Memória tem o objetivo de discutir temas relevantes de interesse da sociedade alagoana e de aproximação da sociedade com o Arquivo Público de Alagoas (APA). O Chá mistura cultura e gastronomia e conta com o apoio de parceiros como: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e Cultura (Secult), além do Centro Universitário CESMAC.
A proposta se consolida com temáticas variadas de interesse de todos seguimentos, estendendo-se aos municípios alagoanos. Ao final de cada evento, os participantes têm direito a certificado de participação e se deliciam com as guloseimas ofertadas pela coordenação do evento. O APA tem como superintendente Wilma Nóbrega, graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Paraíba.