LAPFOR Medicina Veterinária CESMAC mantém ações remotas com Projeto de Extensão

29/07/2020 às 16h01

A Liga Acadêmica de Produção Animal e Forragicultura (LAPFOR) do Centro Universitário CESMAC, composta por discentes e docentes do curso de Medicina Veterinária, vem mantendo as atividades do Projeto de Extensão Universitária de forma remota com os produtores, incluindo visitas mais espaçadas ao local.
O atendimento da liga é na Associação dos Agricultores Alternativos do Estado de Alagoas (AAGRA). Devido à grande procura on-line via mídias sociais dos produtores da AAGRA, por conta da pandemia, foi implantado um projeto de assistência remota voluntária para beneficiar os produtores e os animais. As atividades remotas já foram iniciadas com os caprinocultores Maria Albuquerque, João Luiz e Dona Vânia.

O projeto tem o objetivo de levar assistência remota comunitária aos pequenos produtores da ovinocaprinocultura AAGRA e realizar a troca de saberes entre as comunidades e os estudantes universitários. Além disso, a prática extensionista auxilia na divulgação dos produtos derivados do leite de cabra, valoriza a produção dos pequenos caprinocultores do Estado de Alagoas.
A iniciativa também oferece assistência rural veterinária através de reuniões semanais, realizando levantamento das comunidades assistidas para obtenção de banco de dados quanto ao surgimento de algumas patologias dos animais de produção, como: mastite, linfadenite caseosa, ectima contagioso e pododermatite.

Além de prestar uma assistência médica veterinária rotineira, melhorar a saúde e bem estar dos animais e adquirir um maior conhecimento sobre os conteúdos acadêmicos, os discentes da LAPFOR têm a oportunidade de desenvolver o senso solidário e humanístico, de suma importância para o desenvolvimento da carreira do profissional em saúde.
 A LAPFOR pretende obter um banco de dados dos pequenos produtores rurais e os plantéis, por meio das visitações técnicas para melhorias do manejo, sanidade e nutrição dos animais de produção, auxiliando na comercialização do leite de cabra e dos derivados. Atualmente, os membros da liga acadêmica visam contribuir para o crescimento da produção local e colaboram com o aumento na renda das famílias assessoradas, através de uma produção otimizada com um retorno financeiro sustentado pelo bem-estar animal e ambiental.
A Professora Mariah Tenório, coordenadora do Projeto Extensionista, “o objetivo como docentes foi alcançar a curiosidade dos nossos alunos para o meio rural e área de grandes animais, além de abrir a mentalidade dos discentes para a assistência técnica rural e convivência com os pequenos produtores. Começamos com um simples projeto de extensão, que hoje se transformou em um ‘Projeto Base’ para a troca de saberes. O Dia do Produtor Rural é um evento onde conseguimos juntar os produtores da AAGRA e todos os discentes em um único ambiente para a troca de saberes”, reforça.

A docente afirma ainda: “Ficamos muito orgulhosos ao vivenciar o crescimento profissional dos nossos acadêmicos veterinários e muito felizes ao ver a realização e o crescimento dos nossos produtores rurais da AAGRA, pois acreditamos que projetos como esse estimulam a produtividade rural, incrementam a renda dos produtores e fortalecem a cultura local. Estamos muito satisfeitos. Hoje todos passam pelos membros da Liga Acadêmica LAPFOR perguntando pela ‘cocada de leite de cabra da Dona Vânia’.”
O trabalho tem a missão de ampliar a formação acadêmica dos estudantes por meio da inserção de conceitos, atividades e pesquisas em produtividade, nutrição, seleção genética, sanidade, bem-estar animal e ambiental, contribuindo para a capacitação de profissionais na atuação com a área rural. Também integram a LAPFOR é dos docentes: Profª Gilsan Aparecida, Profª Valesca Luz, Profª Raíssa Salgueiro, Prof. Rodrigo Matos, Prof. Marcos Vieira e Prof. Rodrigo Guimarães.
Siga as páginas do Instagram @lapforcesmac e @diadoprodutorrural, para acompanhar atividades e ações da liga.