No último dia 25, o Centro Universitário CESMAC promoveu a mesa-redonda intitulada "O DRAMA DA CIDADE PARTIDA: A TRAGÉDIA DO SALGEMA", como parte do Programa de Formação Continuada e da Extensão Universitária. O evento, que ocorre mensalmente, tem como objetivo trazer à tona questões contemporâneas para serem discutidas pela comunidade científica, acadêmica e o público em geral. Nesta edição, aproximadamente 350 pessoas, incluindo alunos, professores, membros da comunidade e profissionais de diversas áreas, participaram do debate.
A mesa foi mediada pelo Prof. Dr. Douglas Apratto, Vice-Reitor e Pró-reitor Acadêmico do CESMAC, e contou com a presença de renomados profissionais, como o engenheiro civil e pesquisador Prof. Abel Galindo; o jornalista e Secretário de Estado da Comunicação de Alagoas Prof. Joaldo Cavalcante; o economista Prof. Elias Fragoso; o representante da Defensoria Pública de Alagoas e professor do Curso de Direito do CESMAC Dr. Ricardo Melro; o biólogo pesquisador Prof. José Geraldo; e Maurício Sarmento, morador da comunidade dos Flexais. Durante o evento, os participantes puderam enviar perguntas e participar ativamente das discussões sobre os impactos danosos da extração de sal-gema em diversos bairros de Maceió, causados pela atividade da empresa Braskem.
Realizado no auditório João Sampaio, o evento proporcionou um espaço de reflexão e integração entre os diferentes atores envolvidos na temática. Além disso, foi emitido um certificado de participação para os presentes, reforçando o compromisso da instituição em promover o diálogo e a conscientização sobre questões socioambientais relevantes para a comunidade local.